Gestores e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde receberam a Secretaria Estadual de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein para implantação da linha de cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde.
O Município foi escolhido entre outras quatro cidades do Brasil para acolher o projeto pioneiro, que visa qualificar o atendimento ao idoso na Atenção Básica, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
No primeiro dia de capacitação para os gestores da pasta, a diretora do Departamento de Ações em Saúde do Estado, Ana Costa salientou, “esse é um projeto de todos nós para que a população seja beneficiada. Há a necessidade de criação de uma política de Atenção ao Idoso. Nossos usuários no Rio Grande do Sul merecem essa atenção qualificada”.
“Elaboramos um apoio técnico para o Plano de Cuidado com o objetivo de apoiar os Municípios na tomada de decisões. Precisamos saber como podemos nos preparar para que o Sistema Único de Saúde esteja capacitado para atender os idosos”, explica a assessora da Coordenadoria da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmann.
Participaram da capacitação, a equipe do Hospital Albert Einstein, Miriam Di Giovanni, Flávia Renata Fratezi e Nathália Catarino Zaccaria.
Na sexta-feira, 27, mais de 30 profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Município receberam a capacitação.
“Nossos profissionais foram privilegiados pela oferta de aprimoramento dos conhecimentos em relação a saúde da pessoa idosa e com isso, estaremos capacitados a desenvolver uma linha de cuidados de forma integrada a todos os idosos vinculados aos nossos serviços”, coordenadora do Programa Saúde do Idoso, enfermeira Cristiane Wottrich.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Fotos: Marina Teles
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS