A Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais de odontologia, iniciaram em dezembro de 2017, os atendimentos junto as Estratégias da Saúde da Família (ESF´s). Desde então, oito equipes do setor estão atuando nas Unidades, além da realização de visitas domiciliares guiadas pelas Agentes Comunitárias.
De acordo com a coordenadora do setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, estas visitas são feitas nas casas daquelas pessoas que por algum motivo, temporário ou permanente, as impossibilitem de chegar até a Unidade de Saúde. “Atendemos pacientes com sequelas de AVC, derrames, sindrômicos, autistas ou qualquer outra situação que represente dificuldade de locomoção”, afirma.
Atualmente, os profissionais estão atuando nas ESF´s Municipal, Conceição, Progresso, Aparecida, Zatt, Licorsul, Vila Nova e Eucaliptos. Nas Unidades, eles participam dos grupos de orientação e acompanhamento (diabéticos, hipertensos, gestantes e companheiro, adolescentes e melhor idade), com o principal propósito de orientar sobre o controle de doenças bucais, que podem estar contribuindo para o agravo de outras patologias.
Na manhã desta terça-feira, 17, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira acompanhou a equipe do setor de odontologia em uma visita domiciliar na residência do Sr. Luiz Antônio Devitte, que é atendido pelo Programa Melhor em Casa. Desde dezembro, ele recebe o acompanhamento da equipe odontológica.
“Foram passadas orientações à sua esposa, que segue muito bem as recomendações. De qualquer forma, continuamente, o Luiz é visitado para acompanhamento do seu estado de saúde bucal. É preciso considerar que saúde bucal é importante para a saúde sistêmica das pessoas e podemos estar orientando os cuidadores, sempre que necessário”, informa a coordenadora de Saúde Bucal.
As doenças mais frequentes da boca (cárie, gengivite, periodontite) são causadas por bactérias. A doença periodontal (doenças de gengiva), por exemplo, está associada a mais de 400 espécies de bactérias que podem interferir na saúde geral, descompensando o diabético, contribuindo para quadros infecciosos respiratórios (pneumonia), para doenças cardíacas, para gastrite crônica e outras complicações.
Para o secretário, “poder realizar as visitas domiciliares é uma forma de exercer cidadania. E a atual organização de trabalho do setor aumentou a disponibilidade destes atendimentos especiais. Desta forma, também nesta área, conseguimos dar atenção, através de um atendimento digno para estas pessoas e famílias que necessitam”, salienta.
O serviço pode ser solicitado em qualquer Unidade de Saúde, com agendamento prévio ou na coordenação do serviço, através do telefone (54) 3055.7292.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Marina Teles e Franciele Gonçalves
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro