A Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais de odontologia, iniciaram em dezembro de 2017, os atendimentos junto as Estratégias da Saúde da Família (ESF´s). Desde então, oito equipes do setor estão atuando nas Unidades, além da realização de visitas domiciliares guiadas pelas Agentes Comunitárias.
De acordo com a coordenadora do setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, estas visitas são feitas nas casas daquelas pessoas que por algum motivo, temporário ou permanente, as impossibilitem de chegar até a Unidade de Saúde. “Atendemos pacientes com sequelas de AVC, derrames, sindrômicos, autistas ou qualquer outra situação que represente dificuldade de locomoção”, afirma.
Atualmente, os profissionais estão atuando nas ESF´s Municipal, Conceição, Progresso, Aparecida, Zatt, Licorsul, Vila Nova e Eucaliptos. Nas Unidades, eles participam dos grupos de orientação e acompanhamento (diabéticos, hipertensos, gestantes e companheiro, adolescentes e melhor idade), com o principal propósito de orientar sobre o controle de doenças bucais, que podem estar contribuindo para o agravo de outras patologias.
Na manhã desta terça-feira, 17, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira acompanhou a equipe do setor de odontologia em uma visita domiciliar na residência do Sr. Luiz Antônio Devitte, que é atendido pelo Programa Melhor em Casa. Desde dezembro, ele recebe o acompanhamento da equipe odontológica.
“Foram passadas orientações à sua esposa, que segue muito bem as recomendações. De qualquer forma, continuamente, o Luiz é visitado para acompanhamento do seu estado de saúde bucal. É preciso considerar que saúde bucal é importante para a saúde sistêmica das pessoas e podemos estar orientando os cuidadores, sempre que necessário”, informa a coordenadora de Saúde Bucal.
As doenças mais frequentes da boca (cárie, gengivite, periodontite) são causadas por bactérias. A doença periodontal (doenças de gengiva), por exemplo, está associada a mais de 400 espécies de bactérias que podem interferir na saúde geral, descompensando o diabético, contribuindo para quadros infecciosos respiratórios (pneumonia), para doenças cardíacas, para gastrite crônica e outras complicações.
Para o secretário, “poder realizar as visitas domiciliares é uma forma de exercer cidadania. E a atual organização de trabalho do setor aumentou a disponibilidade destes atendimentos especiais. Desta forma, também nesta área, conseguimos dar atenção, através de um atendimento digno para estas pessoas e famílias que necessitam”, salienta.
O serviço pode ser solicitado em qualquer Unidade de Saúde, com agendamento prévio ou na coordenação do serviço, através do telefone (54) 3055.7292.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Marina Teles e Franciele Gonçalves
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família