Professores do Campus Bento Gonçalves realizaram nesta sexta-feira, um Dia de Campo. O evento faz parte das atividades do Projeto de ensino, pesquisa e extensão Espaço Interdisciplinar para manejo sustentável de vinhedos na Serra Gaúcha. No dia de campo foram apresentados os resultados do projeto até o momento, onde há comparação entre uma área teste e a área do produtor de Cristiano Mariani, utilizando um vinhedo da cultivar Isabel.
Nestes resultados preliminares foi observada uma redução do número de e da dose de aplicação de produtos fitossanitários, da taxa de aplicação (volume de calda por hectare), efeito de diferentes manejos na planta, efeito de adubação e redução de custos de produção. Estes resultados impactam de forma econômica, ambiental e social na produção vitivinícola. A área de estudo, também é utilizada para cursos de extensão para técnicos da Fecovinho, para aulas práticas de turmas do campus e para realização de Trabalhos de Conclusão de Curso.
O projeto é coordenado pelo professor Marcus Almança. Fazem parte do projeto docentes e estudantes de diferentes áreas e tem parceria com a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho e das cooperativas vitivínicolas participantes: Aurora, Nova Aliança, Garibaldi, São João e Pradense.
Equipe do Projeto Espaço Interdisciplinar para manejo sustentável de vinhedos na Serra Gaúcha
- Marcus Almança – Fitopatologia
- Luís Rupp – Manejo de plantas
- Otávio Machado – Mecanização
- Leonardo Cury – Manejo de plantas
- Paulo Wunsch – Sociologia
- Aline Nondillo – Entomologia
- Diovane Moterle – Solos
- Alexandre Silva – Economia/Gestão
- Luciano Manfroi – Enologia
- Evandro Ficagna – Enologia.
- Estudantes: Eduardo Niederauer, Artur Zaffari, Bruno Costella, Leonardo Barros e Gabriel Fontana.
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone