Nesta quinta e sexta-feira (11 e 12), ocorreu nas dependências da EMI As Sementinhas, em Bento Gonçalves, as Oficinas da Feira do Livro Infantil Sesc. O evento está em sua oitava edição, ocorre de 13 a 18 de maio na Via Del Vino e nas Escolas Municipais Infantis, e tem como tema “Floresta de histórias”. A patrona é a escritora, pedagoga e contadora de histórias, Eleonora Medeiros.
Na quinta-feira (11), a primeira oficina foi de Mediação de Leitura relacionada à patrona, com os livros a serem trabalhados, observações referentes aos textos, às ilustrações e ao projeto gráfico, debates em grupos, e provocações e sugestões de atividades literárias. A oficina teve como mediadora a bibliotecária e produtora cultural, Eunice Pigozzo.
Eunice detalha sobre como foi a atividade. “A mediação de leitura da Feira do Livro Infantil Sesc é uma oportunidade dada aos professores das escolas envolvidas para que conheçam, de antemão, os livros a serem disponibilizados para o desenvolvimento de atividades com seus alunos. Além de conhecer o trabalho da escritora Eleonora Medeiros, foram apresentadas as histórias e sua conexão com a temática da Feira Infantil, realizada a sensibilização para as características do texto e ilustrações e, por fim, apresentadas algumas sugestões de atividades com cada um dos livros”.
Na sexta-feira (12), a segunda oficina foi de Materiais Potentes para a Infância, mediado pelo Mestre e Doutor em Educação, Vagner Peruzzo. No programa foram debatidos temas como brincadeiras, jogos cooperativos, estações brincantes com a utilização de materiais da natureza.
Vagner fala sobre o diálogo que há entre a oficina, a criação de materiais potentes que versam sobre natureza, o tema da feira e a sustentabilidade (neste caso, brinquedos e brincadeiras).
“Quando a gente pensa a primeira infância são crianças de 1 a 6 anos. Nós precisamos criar repertórios afetivos com a primeira infância e esses materiais como pedra, toquinho de madeira, gravetos, lã, bolas de sabão, são recursos importantes para fomentar as memórias afetivas e a percepção. Também foi apresentada uma sequência didática que a gente chama de instalação brincante onde vai estar fomentando a oralidade, conceitos de maior/menor, grande/pequeno, que são essenciais para o desenvolvimento da primeira infância”.
As professoras das Escolas Municipais Infantis foram agraciadas com um kit de livros da patrona contendo os títulos “Lá na casa da Tia Cutia”, “Luzia” e “Uma colcha para cobrir o mundo” e exemplar do “O encanto da cascata”, de Caroline Roberta Todeschini e Simone Dalla Costa Lemos.
A Feira do Livro Infantil Sesc é uma realização do Sistema Fecomércio RS/Sesc e parceria das Secretarias de Educação, de Cultura e de Meio Ambiente, Biblioteca Pública Castro Alves e 16ª CRE e apoio da Hotel Vinocap.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMED/Jose Martim Estefanon
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor