Capacitação foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade de Caxias do Sul
Transversal e integradora, a Cultura Maker traz uma série de possibilidades para solucionar problemas que o cotidiano apresenta. Sua metodologia parte do princípio do ‘faça você mesmo’, de colocar a mão na massa, de expressar a criatividade em grupo ou individual, de forma que gere um diálogo promotor ativo de curiosidades e de pesquisas, de raciocínio e de imaginação.
E esse movimento começou na rede pública de ensino no início de agosto deste ano. Em parceria com a Universidade Caxias do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Secretaria de Educação (SMED) promoveu o curso de Cultura Maker para os 45 professores da EMTI São Roque, o qual teve seu encerramento na última semana.
O curso contou com os seguintes módulos: Aprendizagem criativa; introdução à cultura Maker; aprendizagem criativa e planejamento na cultura Maker; sucatas Maker – técnicas de Design Thinking; Aprendizagem Baseada em Projetos aliados ao Maker; Eletrônica Maker – circuitos elétricos; Programação, impressão e corte a laser; impressão 3D e vivências realizadas pelos participantes.
O assessor pedagógico da SMED, Luís César Minozzo, participou dos encontros e ressalta sobre o investimento em formações baseadas na criatividade e na Cultura Maker. “Elas estimulam o desenvolvimento de habilidades e competências, pois incentiva a invenção, a imaginação e o espírito colaborativo”.
Como trabalho de final de curso, vai ser confeccionado um encarte de planejamento maker para ser aplicado com os alunos da EMTI São Roque a partir do próximo ano.
A diretora Andreza Peruzzo fala sobre como o Maker instigou os professores. “Conversando com os professores foi dito e foi sentido que se abriu para nós uma nova janela, uma nova possibilidade de trabalhar com os nossos alunos e trilharmos um novo caminho na educação, pois a educação não cabe mais dentro de uma caixa. E nós percebemos que nossos alunos têm ânsia por colocar a mão na massa, mostrar aquilo que eles sabem, ser protagonistas de suas próprias aprendizagens”.
O professor Fábio Buffon fala sobre o processo de aprendizagem da turma.
“Eu acredito que dentre as principais coisas desenvolvidas no curso, temos a sede por desenvolver metodologias que coloquem o aluno como protagonista de sua aprendizagem. O que vi nessas professoras e professores foi essa vontade de ver esses alunos crescendo na autonomia e principalmente em todas as habilidades que o Maker se propõem”.
Ainda, Buffon salienta sobre a necessidade e a emergência da Cultura Maker estar presente no planejamento das aulas. “Pensando num mundo cada vez mais tecnológico, pensando num mundo em que a inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia que veio para ficar, precisamos ensinar nossos alunos a criar, sobretudo a construir e a conviver nesse mundo em que as respostas já estão prontas. Então, eles precisam de alguma forma desenvolver habilidades que vão além do simplesmente saber quando de uma data marcante, de quantos cromossomos tem o corpo humano. Vai muito mais de encontro a desenvolver a criatividade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon/SMED
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