Produtores rurais de Bento Gonçalves tem até o dia 31 de maio para aplicação da vacina contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos. No Rio Grande do Sul, a campanha, desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS), deve imunizar 13,7 milhões de animais.
As doses são disponibilizadas pelo Departamento de Defesa da SEAPI. Produtores cadastrados no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM) que possuem até dez bovinos/bubalinos podem adquirir gratuitamente as vacinas. Esses devem se dirigir à unidade da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Bento Gonçalves (rua Marechal Floriano, nº 234, Centro). Aos demais, cabe a aquisição em agropecuárias. A aplicação das doses nos animais cabe ao produtor.
A vacinação deve ser comprovada até cinco dias úteis após o encerramento da campanha. Basta comparecer na Inspetoria e apresentar nota fiscal da compra e declaração dos animais vacinados. Aqueles que não realizarem a declaração serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/15 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.
A Febre Aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grande impacto econômico e social onde ocorre. Entre 2000 e 2001, foram registrados 52 focos da doença no Estado. Entre as conseqüências está o sacrifício de mais de 30 mil animais, com gasto aproximado de U$$ 25 milhões em custos diretos, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução internet
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha