O Procon tem por finalidade atuar na defesa do consumidor, oferecendo, deste modo, ajuda com orientação e amparo legal. Como a agilidade e facilidade para conseguir auxílio são fundamentais na maioria das situações, o atendimento virtual torna-se um ótimo aliado.
Com base nisso, em outubro deste ano o órgão passou a contar com a opção Online, criada pela Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC) e disponível no site do Município, onde consta a aba Procon online.
Em mais de dois meses, desde o início de funcionamento, já foram realizados 52 atendimentos, sendo a maioria relacionado a telefonia, com a realização de ofertas, que posteriormente não são cumpridas, e cobranças. Na sequência das principais reclamações, ocorre o oferecimento de planos de saúde, compras online, em que o consumidor é lesado por falsas promoções e ofertas, além de não recebimento de produtos.
O Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, destacou sobre os diferenciais do atendimento online.
“Esse formato visa agilizar e tornar prático o envio de demandas ao Procon, sem que o consumidor precise agendar horário para o atendimento presencial. Todo o envio de documento pode ser feito através do link que está disponível no site da Prefeitura”.
Ainda segundo Giovanella “tudo isso vem ajudando muito. Com base nisso temos tido um retorno muito positivo. Temos que se aproveitar essa ferramenta para facilitar a vida dos consumidores”, salienta.
Como é feito o atendimento online
Pela plataforma do Governo Federal em que as próprias empresas podem solucionar a sua demanda, através do site http://www.consumidor.gov.br ou através do formulário, disponível na aba Procon online, no site da Prefeitura. (https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/procon-online).
Caso o cidadão resida em outro município é necessário verificar no site: www.procon.rs.gov.br/procons-municipais, se o município em questão possui um Procon instalado, caso contrário é recomendado procurar o Procon RS no seguinte site: www.procon.rs.gov.br.
O prazo para resposta do atendimento eletrônico é de até 30 dias.
Não serão registrados ou realizados atendimentos que não estejam acompanhados dos seguintes documentos obrigatórios:
-RG, CPF, comprovante de residência
-Os documentos comprobatórios da relação de consumo, tais como: Nota ou cupom fiscal, Ordem de serviço, contratos, pedidos, faturas de cartão de crédito, comprovantes de pagamento, rótulo ou embalagens, recibos, extratos bancários, extratos de consignados, folhetos ou anúncios publicitários, entre outros.
-Os anexos devem estar legíveis em formato obrigatoriamente PDF (tamanho total de até 2 MB na soma de todos os arquivos).
Mais informações
O Procon de Bento Gonçalves se coloca a disposição para eventuais esclarecimentos.
Fones: (54) 3055-8547 /3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545
WhatsApp: (54) 3055-8547
9h às 16h sem fechar ao meio-dia
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
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