Procon de Bento orienta consumidores para o Black Friday

A Black Friday é um dos episódios mais esperados pelos consumidores. Estabelecimentos comerciais e lojas virtuais oferecem inúmeras promoções para atrair a atenção dos consumidores, com a promessa de grandes descontos, mediante propaganda Black Friday.

De acordo com o Procon, é importante que o consumidor fique atento, nos preços dos produtos que pretendem comprar para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de desvantagem. Para orientar os consumidores, o Procon/SP divulgou a lista de sites de lojas mais demandados que devem ser evitados.

Com a publicação desta lista, o Procon procura orientar a população para que o tão sonhado desconto não acabe se transformando num pesadelo.

Nesse período do ano, com a apresentação dessas ofertas, há inúmeras reclamações que ficam como alerta aos consumidores: Como fretes muito caros, atraso nas entregas, além de produtos danificados ou diferentes do anunciado.

Tendo como objetivo preservar os direitos dos consumidores, o Procon Municipal já começou a inspecionar os preços para conferir o cumprimento das ofertas nos principais pontos comerciais na cidade. O intuito do Procon é fiscalizar as falsas promoções, à falta de informações precisas ao público no oferecimento da oferta, à venda de produtos que não estejam em estoque, entre outras violações do Código de Defesa do Consumidor.

Fique alerta:

1) Na hora da compra a orientação é verificar possíveis vícios de qualidade na própria loja, uma vez que depois da aquisição de um produto, o estabelecimento não tem obrigação de trocar ou receber de volta a mercadoria.

2) É interessante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra com alguns dias de antecedência da Black Friday, para comparar a possível variação de preços;

3) O consumidor não deve se deixar levar pelo desejo, importante que se adquira apenas o que realmente precisa ou seja necessário; para evitar o endividamento.

4) As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, evitando sites maliciosos, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja.

5) Certifique-se que o site apresenta dados da empresa como CNPJ, endereço físico, razão social, contatos telefônicos. Também são indicadores úteis o site possuir um canal de atendimento ao consumidor via fone 0800, chat de reclamações, sugestões e elogios e um serviço de atendimento ao consumidor no pós vendas. Fique atento aos comentários deixados pelos consumidores sobre os produtos.

6) Em caso de troca de compras realizadas pela internet, o consumidor pode trocar ou devolver (em caso de cancelamento) em até sete dias.

7) Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra.

8) De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá entrar em contato diretamente no Procon, na Rua Cândido Costa, 65, sala 401/405 – Centro – Palazzo Del Lavoro. Informações no (54) 3052-0028 (acesso rápido ao consumidor), procon@bentogoncalves.rs.gov.br, ou ainda ligue gratuitamente: 0800 600 4567 (Segunda a sexta: 8h45 às 11h45 | 13h30 às 17h45).
Atendimento:
– Abertura de reclamações (sistema de atendimento por fichas, disponibilizadas por ordem de chegada): Segunda a sexta: 9h às 11h | 13h30 às 16h

– Para realizar pedido ou reclamação é importante que o consumidor tenha em mãos cópia do RG, CPF e cópia da documentação referente à reclamação (nota fiscal ou fatura, pedido, protocolo, e-mails e fotos).

 

Fonte: Prefeitura de Bento

error: Conteúdo Protegido