O Cadastro Positivo existe desde 2011 e é um sistema de pontuação que reúne informações sobre uma pessoa para avaliar o risco de crédito. Na prática se configura como uma lista de bons pagadores, através do registro de pontualidade no pagamento de suas contas (crediários, financiamentos e mensalidades de serviços como água, luz e telefone), com o propósito de criar um banco de dados que ficará à disposição de instituições privadas. As responsáveis por coletar essas informações são as empresas de análise de crédito como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.
No banco de dados do Cadastro Positivo as informações que não podem entrar: o que foi comprado, nome do estabelecimento ou localização do imóvel financiado; pagamentos à vista (em dinheiro no débito), saldos bancários ou aplicações; não pode constar: origem social, étnica, saúde, convicções políticas e religiosas.
Quais dados entram no cadastro: cartão de crédito, financiamentos, cheque especial, contas de luz, água, telefone e datas de pagamentos.
Quem pode consultar as suas informações: os birôs de créditos usam esses dados para formarem o score, isto é, uma nota que reflete o risco de calote de cada pessoa. Podem consultar essa nota as empresas com as quais o consumidor for realizar um negócio ou transação financeira.
Com isso, as empresas e pessoas podem conseguir juros mais baixos e melhores condições de pagamento. De qualquer forma o Procon orienta para que o consumidor fique atento às condições oferecidas.
De acordo com a coordenadora do Procon, Karen Bataglia, “a abertura do Cadastro Positivo é feita de forma automática e não voluntária, como era antes, e abrange todos os CPF do território nacional. No entanto, o munícipe pode pedir a exclusão de seu nome e caso de não atendimento deste pedido dos cadastros de crédito de qualquer birô, o consumidor, morador de Bento Gonçalves, poderá procurar o Procon a fim de registrar sua reclamação”.
O consumidor pode solicitar a exclusão de forma gratuita a qualquer momento a um dos birôs de crédito através de seus canais de atendimento. O birô que receber a solicitação tem 2 dias úteis para encerrar o cadastro e transmitir o pedido aos demais birôs, que devem atender a solicitação no mesmo prazo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação