Neste domingo é comemorado o Dia dos Pais, e o Procon Municipal dá dicas na hora de comprar o presente.
Calçados e vestuário
A troca destes produtos só é obrigatória no caso de defeitos. A simples troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma liberalidade/gentileza do estabelecimento. Isso significa que muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeito. Essa possibilidade deve ser informada preferencialmente em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra. O consumidor ainda deve perguntar na hora da compra se há essa possibilidade.
Perfumes e cosméticos
Nessa opção de presente deve-se verificar se a embalagem contém todas as informações sobre o produto em língua portuguesa como: características; instruções de uso; composição; prazo de validade; registro no órgão competente; condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.
Aparelho de Celular
O aparelho deve sempre ser adquirido em lojas autorizadas já que garante a procedência e habilitação. O produto deve estar lacrado e dentro da embalagem original juntamente com manual de instrução e o termo de garantia contratual.
Vale Presente
Se a opção for o “vale presente”, o importante é definir e solicitar a anotação de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto, preferencialmente descrita na Nota Fiscal. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Não deixe de verificar se existe prazo para sua utilização e se a troca pode ser feita em qualquer dia da semana.
Eletroeletrônicos
Ao adquirir eletroeletrônicos, solicite sempre o teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento na hora da aquisição. O produto deve vir acompanhado de manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. Independente de termo escrito, o Código de Defesa do Consumidor, estipula uma garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.
Fique atento:
– aos produtos em exposição. Todos devem apresentar os preços de maneira clara e ostensiva. Se existe a opção de parcelamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas. O lojista deve informar também quais são os juros praticados, número e periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo;
– o comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito;
– nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, solicite o comprovante da data de entrega que foi combinado. O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias – contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto.
– sempre exija nota fiscal, é o principal documento no caso de eventual utilização da garantia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS