O Procon Municipal alerta os consumidores sobre os cuidados na hora de consumar uma compra através da internet, principalmente por meio das redes sociais, como Instagram, Whatsapp e Facebook.
Hoje as redes sociais contam com um grande número de fornecedores, desde os que possuem loja física, até os informais que acabaram de entrar no mercado. Neste caso, o consumidor deve prestar ainda mais atenção no ato da compra.
A coordenadora do Procon, Karen Battaglia explica: “A escolha do fornecedor poderá influenciar até mesmo no tipo de proteção, na qual a transação está assistida. Um caso específico de alerta são as ofertas apresentadas muitas vezes somente em páginas do facebook. Essas ofertas não estão literalmente nos sites das lojas, e algumas nem mesmo tem o conhecimento dessas promoções, alegando desconhecer e garantem não ter qualquer relação com essas páginas de facebook, se tratando de casos específicos de fraude”, alerta.
Para evitar problemas, verifique se o site apresenta dados da empresa como CNPJ, endereço físico, razão social e pelo menos três contatos telefônicos. Também são indicadores úteis o site possuir um canal de atendimento ao consumidor via fone 0800, chat de reclamações, sugestões e elogios e um serviço de atendimento ao consumidor no pós venda. Fique atento à reputação do site e aos comentários deixados pelos consumidores sobre os produtos.
Contudo, se o vendedor por intermédio de uma empresa ficar autorizado a fazer essas vendas ou ofertas para os consumidores, essas lojas responderão em caso de problemas na relação de consumo. No caso, a empresa que autorizou e deixou a disposição do vendedor o uso dessas ferramentas, de captação de clientes/venda, responderá ao consumidor. O Procon lembra o consumidor que o perfil é proibido para a venda de produtos, sendo necessária a abertura de uma fanpage para a comercialização.
Fonte: Site da Prefeitura de Bento
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