PROCON-BG orienta população sobre os cuidados nas promoções da Black Friday

Neste ano a data será celebrada em 25 de novembro
A Black Friday tem se consolidado como uma das datas que oferecem um grande desconto de produtos dos mais variados preços e segmentos. Neste ano a data será celebrada em 25 de novembro e conforme o dia se aproxima, as promoções começam a ser antecipadas. Às vésperas do grande evento, com promessas de descontos no momento da compra, surge também o alerta do PROCON-BG, sobre como evitar cair em golpes e em falsas promoções.

O coordenador de políticas públicas do PROCON-BG, Maciel Giovanella, comenta sobre a importância de realizar pesquisas antes de realizar a compra.

“O ideal é que o consumidor, para aproveitar mais das promoções, faça um levantamento, acompanhando as pesquisas, daquilo que almejam comprar, pelo menos nos últimos 60 dias, para saber se efetivamente está tendo o referido desconto prometido”.

Ainda de acordo com Giovanella “é importante que o consumidor verifique e exija a nota fiscal, seja de forma online ou presencial”.

Confira outras dicas do Procon para compras online:

-Uma das orientações é que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que deseja, e estipule um limite de gasto, evitando gastar mais do que o previsto. É muito importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

-Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, é indicado verificar se o preço será alterado no carrinho virtual, ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

-Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa.

-Evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. Consulte o produto em questão efetuando sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site, ou entrando em contato direto pelo SAC deste.

-Conforme o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, solicitar a troca, devolver o produto ou pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

-Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Compras realizadas em lojas físicas:

-Optar por comprar os produtos em estabelecimentos devidamente regularizados e que emitam nota fiscal.

-Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

-Verificar se a embalagem do produto está lacrada e se contém todas as informações necessárias (preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor etc).

-Verificar a política de troca da loja, porque em compras realizadas em lojas físicas, não existe a obrigação de o fornecedor realizar troca imediata do produto. Porém, se a loja pratica esta política, peça por escrito o prazo eventualmente concedido para troca do produto por liberalidade.

-Guardar todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo).

Produtos de Mostruário:

-Produtos de mostruário apresentam um percentual de desconto maior. Os vícios que os produtos de mostruário eventualmente apresentarem devem ser informados. Se você decidir pela compra, os vícios poderão constar detalhadamente na nota fiscal.

-Para os vícios informados previamente não caberá a garantia legal ou garantia contratual. Porém, se o produto apresentar algum vício não relacionado na nota fiscal no ato da compra, você poderá exigir o reparo no prazo de garantia legal ou garantia contratual, se houver.

Eletrônicos:

-Ao adquirir produtos eletroeletrônicos, solicitar que o produto seja testado e se possível, solicitar uma demonstração do funcionamento dele. Confira se o produto funciona e se as peças e acessórios conferem com as informações da Embalagem e do Manual de Instruções.

-Ao adquirir computadores, celulares e outros eletrônicos não se esqueça de perguntar ao vendedor informações sobre o equipamento e programas utilizados.

Fique atento aos prazos de garantia:

-Garantia legal: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Estabelecida em lei (art. 26 do CDC) e é gratuita.

-Garantia contratual: O fabricante concede um prazo maior de garantia. Prazo facultativo e não obrigatório. Informada no ato da venda pelo fornecedor e é gratuita. Deverá ser conferida mediante termo escrito, padronizado, que informará a forma, o prazo, o lugar em que poderá ser exercitada, bem como as despesas que ficarão a cargo do consumidor (art. 50 do CDC).

-Garantia estendida: Oferecida pelas lojas além do prazo legal e do oferecido pelo fabricante. É opcional e o consumidor paga por ela.

Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo, podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio.

O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Silvestre Santos / Exata Comunicação / Ilustração

(KPJ)

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