Os meses de novembro e dezembro têm sido, tradicionalmente, de grande movimentação na área do comércio. As compras de final de ano, impulsionadas por promoções de Natal movimentam o setor, aquecendo a economia. Para auxiliar aos consumidores neste momento de compras de presentes, o coordenador do Procon de Bento Gonçalves Maciel Giovanella deixa algumas orientações para evitar problemas com possíveis falsas promoções.
Uma das garantias em lei, segundo o PROCON-BG, é o acesso total a informação sobre o preço dos produtos, condições de pagamento, de forma clara e objetiva, de modo que não haja dúvidas.
Um dos exemplos informados pelo órgão é que o preço do produto deve estar fixado, informando as condições de pagamento a vista, a prazo ou parcelado, e se houver, sempre acompanhado do número e do valor das prestações, a taxa de juros e demais encargos ou acréscimos, assim como o valor total a ser pago com o financiamento.
Giovanella destaca que “é necessário que o consumidor atente sobre a veracidade do site de compra, e se for realizada na loja física, ficar atento sobre promoções e condições de pagamento”.
Confira as dicas do PROCON-BG
A orientação para as compras on-line e até as presenciais é registrar todas as etapas da compra, todas as informações contidas no anúncio: forma de realização da troca, preço, prazo de entrega.
Um site confiável para compras on line, deve conter um SAC ( serviço de atendimento ao consumidor), bem como CNPJ logo na “capa” do site.
O órgão faz um alerta ainda sobre a forma de pagamentos em sites de compras online, quando deve ter um cuidado maior em compras feitas pelo facebook e instagram.
É importante consultar a reputação do site de compras pela internet, através de ferramentas como o Reclame Aqui, ou até mesmo fazendo contato junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Havendo problemas tais como falha ou demora na entrega do produto, o recomendado é fazer contato através dos meios disponibilizados pelo site com a abertura de protocolo, não resolvido , deve-se procurar o Procon.
No caso de peças de vestuário, calçados e eletroeletrônicos, é importante se certificar sobre as políticas de troca do fornecedor, principalmente se o produto for dado como presente. A troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente nos casos de presença de vício ou defeito do produto, mas sabe-se que muitas lojas possuem poltíticas de trocas de produtos destinados como presentes.
Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo, podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio.
O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
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