De janeiro a agosto o órgão realizou 2754 atendimentos, sendo que, destes, cerca de 150 foram específicos referentes a cartões de crédito
O Procon de Bento Gonçalves alerta a população para uma série de golpes envolvendo fraudes com cartões de crédito, que vem acometendo principalmente os consumidores idosos e cidadãos aposentados. Nos últimos meses, segundo o órgão, tem aumentado o número de denúncias, algumas já com ocorrências policiais consumadas. De janeiro a agosto deste ano foram realizados pelo menos 2754 atendimentos, sendo que cerca de 150 foram específicos de casos diretos referentes a cartões de crédito, e destes, pelo menos 60 sobre fraudes do cartão.
As reclamações, em sua maioria, conforme o órgão, são normalmente relacionadas a serviços de telefonia, internet, tv por assinatura, água, luz, compras de eletrodomésticos, veículos, serviços bancários e empréstimos bancários.
O golpe do cartão é executado da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações.
O Coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, alerta sobre esses golpes. “Hoje em dia os golpes estão direcionados a golpes financeiros, através de falsos links de atualizações de celular e golpes pelo WhatsApp. O consumidor deve ter cuidado ao receber mensagens de atualizações bancárias, deve conferir para ter certeza que realmente se trata de um contato do banco”.
Ainda conforme o Coordenador “algumas práticas vêm crescendo, tais como compra de veículos pela internet e merecem cuidados especiais, por isso o consumidor deve ter cautela para esse tipo de negócio. O consumidor que estiver em dúvida em alguma negociação ou no recebimento de informações deve buscar o Procon, para agir preventivamente”.
Mais informações
Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio.
O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
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