Na manhã desta segunda-feira, 26, o Procon recebeu duas reclamações de cidadãos informando terem sido vítimas de fraudes com seus cartões de crédito.
O golpe consiste da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações. O Coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, explica que os bancos não realizam esse tipo de prática, e alerta sobre esses golpes.
“Isso é um absurdo, os bancos não realizam esse tipo de serviço, e é preciso ter um cuidado muito grande com quem irá receber em sua residência. Não se deve passar dados bancários para ninguém, muito menos por WhatsApp ou Facebook”.
De acordo com o Coordenador “essas ferramentas não são confiáveis e é preciso ter um cuidado muito grande porque as fraudes estão aí, pessoas se dizendo de instituições bancárias, onde na verdade não são”.
Ainda segundo Giovanella, esses criminosos, munidos dos dados bancários da vítima fazem cadastro em pequenos bancos, financeiras e realizam compras, fazem saques nas contas dos consumidores. Caso alguém, por alguma razão, tenha caído no golpe deve imediatamente procurar a polícia, realizar a abertura de um boletim de ocorrência e informar imediatamente o banco onde possui conta”.
Mais informações
O Procon de Bento Gonçalves se coloca a disposição para eventuais esclarecimentos pelos fones (54) 3055-8547 (Whatsapp) /3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545
Atendimento mediante agendamento, como prevenção à pandemia de coronavírus:
9h às 16h sem fechar ao meio-dia
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor