Com o tema “Luz que Convida”, teve início em Cotiporã mais um Natal In Vêneto. Chegando a sua sextaedição, o evento foi realizado no sábado (8) e domingo (9), na Praça Dom Fortunato Odorizzi. Mais de 700 pessoas prestigiaram o primeiro final de semana de atrações.
Durante a abertura oficial do evento, ocorrida no sábado (8), o Prefeito Municipal José Carlos Breda afirmou da necessidade do evento para Cotiporã. “Quando nós idealizamos a criação do Natal, foi justamente para que Cotiporã, que muito carecia de eventos, tivesse um local para se encontrar e confraternizar, afinal, esse é o maior objetivo do Natal In Vêneto”, pontua.
Breda falou sobre a importância do Natal para a valorização e integração da comunidade. “A cada ano que passa, Cotiporã tem sua auto estima elevada e, esse é o nosso maior objetivo. Sem dúvida, a nossa maior conquista é ver a comunidade crescer junto, ver a comunidade acreditar, é estarmos todos aqui, unidos”, afirma. Ainda, ressaltou a confecção dos enfeites natalinos por cotiporanenses, bem como, todos os talentos locais que engrandecerão os três finais de semana de programação.
Diversidade cultural
O primeiro final de semana de Natal In Vêneto foi marcado pela diversidade cultural. No sábado (8), ocorreu o 2º Encontro de Coros, onde o Coral Jovem Monte Vêneto, anfitrião do evento, emocionou o público com a interpretação de canções, regidas por Xyko Mestre. Além do canto, o coral leva ao palco movimentos e sons que expressam a criatividade e inovação do grupo. Ainda, o 2º Encontro contou com a participação do Coral Sementes do Amanhã, de Veranópolis, e Coral Casa das Artes, de Bento Gonçalves. O artista local, Afonso Meneguzzo abriu a primeira noite de atrações com sua apresentação característica em homenagem a Charlie Chaplin.
Já no domingo (9), as Escolas Municipais – Amor e Carinho e Caminhos do Saber propiciaram momentos de emoção e reflexão. A noite contou ainda com a apresentação do Projeto “Historiando Passos e Tradições” de Monte Belo do Sul, que levou canto e dança típicas italianas ao palco do Natal.
Com muita expressão, a Orquestra de Brinquedos, de Porto Alegre, encerrou o primeiro final de semana do Natal In Vêneto. Munidos de brinquedos, poucos instrumentos e muita criatividade, a Orquestra apresentou músicas natalinas e tradicionais da infância de uma forma descontraída e inusitada. Vestidos de “soldadinhos de chumbo”, os personagens deram vida aos bonecos e, num misto de música, canto e teatro, envolveram o público presente.
Mais dois finais de semana
O Natal In Vêneto acontece anualmente desde 2013 e a sexta edição conta ainda com programação nos próximos dois finais de semana. No dia 15 de dezembro, o público poderá acompanhar o Terno de Reis pela cidade, que será promovido pela Gestão de Prendas e Peões da 11ªRT em parceria com o município de Cotiporã.
No dia 16 de dezembro, ocorre o Concerto “Raízes” com a Orquestra Jovem de Cotiporã, seguido do Show Natal Nativista com Robison Boeira. No último dia de Natal In Vêneto, 23 de dezembro, haverá encenação do Nascimento de Jesus com a Cia Teatral Arte In Cena, Show com a Família Paganini e show de Fogos.
Fonte e fotos: Município de Cotiporã
Senado da Itália aprova decreto que limita transmissão da cidadania
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL