O primeiro dos quatro espetáculos do projeto Revisitando a Semana de 22, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2022/Novos Caminhos da Cultura), acontece na próxima segunda-feira em Bento Gonçalves, dia 26, no Auditório do IFRS, das 8 às 10 horas com entrada franca. O evento performático, montado por professores e artistas do município, renomados nas áreas de literatura, música, dança e artes visuais, propõe reflexões sobre a importância cultural e histórica da Semana da Arte Moderna ocorrida no ano de 1922, ressaltando seu legado para o Brasil 100 anos depois. A equipe principal do projeto é formada por Deize Correa Figueredo, Deise Ceccagno, Douglas Ceccagno, Eunice Pigozzo, Rafael Rigo Vignatti, Bernardo Duarte, New Guss, DJ Dympz e Pedro Festa. Os espetáculos são marcados por palestras, workshops, apresentações de Hip Hop e exibição de vídeos.
Valorizando a cultura e a identidade nacional
A Semana da Arte Moderna reuniu, no Teatro Municipal de São Paulo de 13 a 18 de fevereiro de 1922, escritores, músicos e artistas visuais, com o objetivo de valorizar a cultura e a identidade nacional. As novas tendências que floresciam com as vanguardas europeias no início do século XX, deram aos artistas brasileiros a possibilidade de trabalhar com novas linguagens, materiais e propostas, renovando a produção nacional artística.
Apresentações musicais e conferências se intercalavam às exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o intuito de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte. Pinturas e esculturas ficaram expostas no saguão do teatro e causaram grande escândalo ao gosto público da época. As tendências estéticas que tomavam forma em São Paulo e no Rio de Janeiro desde o início do século, também influenciaram a Semana de Arte Moderna, revelando novos grupos, novos artistas e novas publicações, tornando, assim, o movimento da arte moderna uma nova realidade cultural no Brasil.
Proposta multicultural como meio de transmissão de valores
Nos meses de maio e junho deste ano, foram realizadas mediações com professores das escolas parceiras do projeto para a contextualização dos quatro espetáculos previstos, coordenadas pela acadêmica do curso de Letras Daize Correa Figueredo. Os docentes, nessas prévias, ampliaram seus conhecimentos sobre a importância da proposta multicultural como meio de transmissão de ideias e valores para posterior repasse aos estudantes. Ao final das mediações, as escolas receberam exemplares dos livros “Modernismos 1922-2022”, organizado por Gênese Andrade com consultoria de Jorge Schwartz, e “Nossa Casa – Cypher Vico”, de Bruna Ferreira.
Datas dos próximos espetáculos
O segundo espetáculo acontecerá no dia 03 de julho, das 8 às 10 horas, no Cinema da FCA para alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline.
O terceiro espetáculo ocorrerá no próximo dia 08 de julho, às 17 horas, no pub Teia Cultural.
A quarta e última apresentação será no dia 10 de julho, das 8 às 10 horas, na Escola Estadual Dona Isabel.
Acompanhe o projeto @revistando-a semana-de22.
Fonte: Jornalista Kátia Bortolini
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco