Cada vez mais se aproxima o Bento Jazz & Wine Festival. A segunda edição, que no ano passado foi totalmente online, será no formato híbrido. Os shows que ocorrem no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold serão transmitidos pela internet. No presencial será obrigatório uso de máscara e apresentação de comprovante vacinal contra a Covid-19. O evento conta com diversas atrações do melhor da música instrumental do Rio Grande do Sul como Lúcio Yanel, Renato Borghetti, Quinteto Canjerana, entre outros.
No primeiro dia, a programação conta com grupos e nomes como Quarteto New Orleans, DJ Zonattão, Blues Jazzmine, na Rua do Jazz & Vinho (Rua Coberta), que terá wine bars, vinícolas, e food trucks. No Anfiteatro, as apresentações são do Quartechetô e Carlos Badia e grupo.
DJ Zonattão comenta que “vai ser a primeira que vou tocar no evento. Na mesma linha, já me apresentei no New Jazz Festival. Irei fazer discotecagem abrangendo todos os estilos de jazz: clássico, soul, funk, e algumas faixas do meu novo álbum já que a referência é jazz mesclado com música brasileira, funk e rock”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “é muito bom o evento realizar uma fusão de nomes que representam esse grande estilo musical. De Bento, temos o DJ Zonattão, o Teia Jazz e o Ale Lucietto Trio. São artistas talentosos e plenos de musicalidade. Será uma grande festa para celebrar as retomadas do setor”.
Ainda, terão atividades paralela como três masterclasses, exposição de artes plásticas com o tema vinho e música, cinema com a exibição dos documentários “Zuza homem de jazz” e “Sou Ana Mazzotti”, além de três debates Cultura e Turismo: uma relação de fortalecimento Econômico e social; Economia da Cultura: um novo paradigma, e Política Cultural: como novos modelos de gestão de cultura podem fortalecer o desenvolvimento dos municípios.
O Bento Jazz & Wine Festival é uma co-realização com a Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura, Natal Bento e Fenavinho.
Quarteto New Orleans
Com uma formação básica de três sopros, Trompete, Sax Alto, Tuba e um instrumento percussivo chamado washboard o Quarteto New Orleans é composto por Roberto Scopel Trompete, Luis Carlos Zeni Saxofone, Jhonatas Soares Tuba e Edemur Pereira Percussão. O Quarteto procura resgatar a tradição das bandas das “Traditional jazz bands”, mesclando entre o antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido.
Blues Jazzmine
Formada pela cantora Fran Duarte, a guitarrista Karina Komin e a harmonicista Débora Oliveira, o trio Blues Jazzmine representa expressão máxima do blues, jazz e do soul no Rio Grande do Sul. O repertório passa por grandes nomes como Aretha Franklin, Joss Stone, Bessie Smith, Eric Clapton, entre outros, com interpretações marcantes e arranjos que valorizam as texturas e dão espaço para improvisos e experimentações.
DJ Zonattão
Zonattão é DJ, Percussionista e Pesquisador Musical. Foi DJ das Bandas Vitrola Funk e Billi Buldog, atualmente é DJ e idealizador da Liquid Souza Band entre outros projetos musicais de Black Music em Geral. Seu trabalho é focado no Turntablism (A arte de fazer música com os Toca Discos, traduzido, significa Pratismo), dentro de vários gêneros como o Soul, Jazz, Rock , Reggae , Música Brasileira, Blues e Hip Hop onde suas discotecagens em vinis vãos dos clássicos até raridades desses gêneros.
Quartechetô
Formado em 2001, o Quartchêto vem se destacando pela inovação na música instrumental brasileira. Nas raízes da música do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, o Quartchêto busca a inspiração para criar uma música nova, universal e empolgante. O grupo é formado por Julio Rizzo no trombone, Ricardo Arenhaldt na percussão, Matheus Kleber no acordeon e Hílton Vaccari no violão formam o Quartchêto.
Carlos Badia e grupo
O músico, compositor, escritor, produtor e ativador cultural Carlos Badia está lançando seu terceiro disco, VOO nas plataformas de streaming e, recentemente, no dia 22/10/21 em show online pela plataformacuboplay.com.br .
No show, Badia sobe ao palco com sua guitarra, acompanhado pela bateria de Ricardo Arenhalt, que também atuou das gravações do disco, além do baixo de Miguel Tejera e o piano de Leonardo Bittencourt.
19 de novembro
Palco Jazz & Vinho – Rua Coberta
18h30 – Abertura do Bento Jazz & Wine Festival
19h – Quarteto New Orleans
19h50 – DJ Zonattão
21h – Blues Jazzmine
Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
20h – Quartechetô
21h10 – Carlos Badia e grupo
A Rua do Jazz & do Vinho (Rua Coberta) conta com a presença de wine bars, vinícolas, food trucks, shows e DJ.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte: Divulgação/Bento Jazz & Wine Festival
(RM)
Leonardo Lamachia é reeleito presidente da OAB/RS
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras