Programação segue na quarta e quinta-feira, durante a 10ª Fiema Brasil
A Fiema Brasil iniciou sua 10ª edição nesta terça-feira, 20, tendo o circuito de painéis do 6º Meeting Empresarial como destaque da programação do turno da manhã. Com o tema “Empresas resilientes: estratégias para prosperar em um mundo em transformação”, a programação traz um ciclo de 12 palestras que seguem nesta quart, 21, a e quinta-feira, 22.
“Precisamos olhar cada vez mais para a cadeia ambiental, para que ela possa gerar valor aos nossos negócios. Desenvolvimento gera riqueza e bem-estar para todos”, afirmou o presidente da Fiema Brasil, Jonas Brevia, ao destacar a importância de integrar sustentabilidade aos negócios. Diretora do Meeting Empresarial, Marisa Cislaghi ressaltou que a verdadeira prova de resiliência das empresas está na sua capacidade de adaptação aos diferentes cenários: “Através da troca de informações, conseguimos ser empresas e profissionais resilientes”, afirmou, destacando o ambiente fértil para o conhecimento que o encontro proporciona.
Abrindo os trabalhos, Jesús Hernandez, doutor em Economia de Empresas e CEO da A04Media, participou diretamente da Espanha, promovendo um momento de integração entre o online e o presencial – justamente a tônica de sua fala. “Estamos vivendo em um mundo complexo, com transformação digital, tecnologias disruptivas, internet das coisas, robótica, chats. Acabamos de dar um salto tecnológico e já falamos em convergência humano-máquina, que faz com que estejamos todos infinitamente conectados”, pontuou. Segundo o palestrante, esse novo cenário impulsiona novas formas de liderança e muda o comportamento do consumidor. Hernandez prevê a desmaterialização do consumo e o surgimento de um cliente essencialmente virtual. Como exemplo, citou uma empresa que movimentou US$ 100 bilhões com a venda de produtos exclusivamente digitais. “Entramos na era das máquinas espirituais. Isso nos alerta para uma mudança de paradigma: precisamos repensar como nos comunicamos com o consumidor e com o mundo”, concluiu.
A programação seguiu com Paulo Herrmann, CEO do Sistema FIERGS. Ele defendeu a simplificação de processos como caminho essencial para o crescimento da indústria no Rio Grande do Sul. Baseando-se em dados que mostram um crescimento de apenas 2% no estado, frente a 24% no cenário nacional, Herrmann destacou a importância dos eixos financeiro e humano nas empresas. “A indústria é ampla e diversificada. Na FIERGS, buscamos ouvir o setor e simplificar a comunicação, tornando o conhecimento acessível a todos”, afirmou. Ao falar sobre avanços tecnológicos, alertou: “Vivemos em um mundo cheio de distrações. Internet e redes sociais oferecem pouca informação útil. É preciso foco para crescer de forma sustentável. O Brasil tem um futuro brilhante, porque o mundo precisa dos nossos recursos naturais”, completou.
Gestão centrada em pessoas e na jornada do cliente
Com um século de história, a Fruki foi representada no palco do Meeting pela diretora-presidente Aline Eggers Bagatini. Sob a ótica de uma empresa familiar, Aline compartilhou sua trajetória e destacou os pilares da gestão: crescimento com qualidade, foco no meio ambiente e proximidade com o cliente.
Com dez centros de distribuição e mais de 25 mil clientes entre RS e SC, a Fruki atingiu R$ 843 milhões em faturamento em 2024. “Chegamos até aqui por causa da cultura. Vivemos em um mundo de constantes mudanças, mas quem faz essa transformação acontecer são as pessoas. É essencial ter uma cultura forte e colocar o cliente no centro de todas as decisões”, enfatizou. Para Aline, os resultados da Fruki são fruto de um ambiente propício à valorização dos colaboradores: “Líderes têm um papel fundamental na construção de um ambiente de confiança. Precisam compartilhar, ouvir, cuidar, desenvolver, agradecer, celebrar e inspirar”, concluiu.
O comportamento do cliente também norteou a fala de Daniel Martin Ely, vice-presidente executivo da Randoncorp e COO da Rands. Ao apresentar o case de reposicionamento da empresa, destacou a importância de ouvir o mercado e adaptar-se com agilidade: “Quando colocamos o cliente no centro das decisões, tudo muda. É ele quem determina a jornada e o que precisa estar no nosso portfólio”, disse. Ele exemplificou a mudança com a trajetória da empresa: “Antes, o cliente financiava carretas. Depois, passou a entender o consórcio. Nos últimos anos, começou a pedir locação, e nós não tínhamos essa opção. Implementamos esse serviço e, no ano passado, a maior parte da receita veio da locação de carretas”, relatou. Ely defendeu que grandes mudanças geram transformações coletivas.
O 6º Meeting Empresarial segue com sua programação nos dias 21 e 22, das 9h ao meio-dia, dentro do FiemaCon. Na quarta-feira, é a vez de Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I do grupo Azzas 2154; Paula Bragagnolo, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek; Viviane Cecilia Lunelli, Presidente Lunelli e Marijane Paese, Empresária e Administradora da Paese Comércio de Ferragens. Encerram a programação, na quinta, Marquinhos Xavier, Treinador da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e Sócio proprietário da Amax Futsal; Fabiano Feltrin, do Grupo Feltrin; Edson Rodrigues Lisboa Júnior, executivo responsável pelo desenvolvimento de sistemas, Analytics e Inteligência Artificial do Sicoob e Márcio Migliavacca, Fundador da Rexfort máquinas. As apresentações serão mediadas por Alexandre Weiler, da Esic Business & Marketing School.
Serviço:
O quê: 10ª Fiema Brasil
Quando: dias 21 e 22 de maio, das 9h às 20h
Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481
Informações e Ingressos: https://fiema.com.br/
Fonte: Exata Comunicação
Foto: César Silvestro
9ª Feira do Livro Infantil Sesc encanta público de 600 pessoas nos bairros de Bento Gonçalves
Vacina da gripe segue disponível para todos os públicos em Bento Gonçalves
Plantio de videiras oriundas da Itália marca celebração dos 150 anos da imigração na Via Del Vino