Primeiro dia de Meeting Empresarial destaca liderança proativa e transformações tecnológicas em Bento

Programação segue na quarta e quinta-feira, durante a 10ª Fiema Brasil

A Fiema Brasil iniciou sua 10ª edição nesta terça-feira, 20, tendo o circuito de painéis do 6º Meeting Empresarial como destaque da programação do turno da manhã. Com o tema “Empresas resilientes: estratégias para prosperar em um mundo em transformação”, a programação traz um ciclo de 12 palestras que seguem nesta quart, 21, a e quinta-feira, 22.

“Precisamos olhar cada vez mais para a cadeia ambiental, para que ela possa gerar valor aos nossos negócios. Desenvolvimento gera riqueza e bem-estar para todos”, afirmou o presidente da Fiema Brasil, Jonas Brevia, ao destacar a importância de integrar sustentabilidade aos negócios. Diretora do Meeting Empresarial, Marisa Cislaghi ressaltou que a verdadeira prova de resiliência das empresas está na sua capacidade de adaptação aos diferentes cenários: “Através da troca de informações, conseguimos ser empresas e profissionais resilientes”, afirmou, destacando o ambiente fértil para o conhecimento que o encontro proporciona.

Abrindo os trabalhos, Jesús Hernandez, doutor em Economia de Empresas e CEO da A04Media, participou diretamente da Espanha, promovendo um momento de integração entre o online e o presencial – justamente a tônica de sua fala. “Estamos vivendo em um mundo complexo, com transformação digital, tecnologias disruptivas, internet das coisas, robótica, chats. Acabamos de dar um salto tecnológico e já falamos em convergência humano-máquina, que faz com que estejamos todos infinitamente conectados”, pontuou. Segundo o palestrante, esse novo cenário impulsiona novas formas de liderança e muda o comportamento do consumidor. Hernandez prevê a desmaterialização do consumo e o surgimento de um cliente essencialmente virtual. Como exemplo, citou uma empresa que movimentou US$ 100 bilhões com a venda de produtos exclusivamente digitais. “Entramos na era das máquinas espirituais. Isso nos alerta para uma mudança de paradigma: precisamos repensar como nos comunicamos com o consumidor e com o mundo”, concluiu.

A programação seguiu com Paulo Herrmann, CEO do Sistema FIERGS. Ele defendeu a simplificação de processos como caminho essencial para o crescimento da indústria no Rio Grande do Sul. Baseando-se em dados que mostram um crescimento de apenas 2% no estado, frente a 24% no cenário nacional, Herrmann destacou a importância dos eixos financeiro e humano nas empresas. “A indústria é ampla e diversificada. Na FIERGS, buscamos ouvir o setor e simplificar a comunicação, tornando o conhecimento acessível a todos”, afirmou. Ao falar sobre avanços tecnológicos, alertou: “Vivemos em um mundo cheio de distrações. Internet e redes sociais oferecem pouca informação útil. É preciso foco para crescer de forma sustentável. O Brasil tem um futuro brilhante, porque o mundo precisa dos nossos recursos naturais”, completou.

Gestão centrada em pessoas e na jornada do cliente

Com um século de história, a Fruki foi representada no palco do Meeting pela diretora-presidente Aline Eggers Bagatini. Sob a ótica de uma empresa familiar, Aline compartilhou sua trajetória e destacou os pilares da gestão: crescimento com qualidade, foco no meio ambiente e proximidade com o cliente.

Com dez centros de distribuição e mais de 25 mil clientes entre RS e SC, a Fruki atingiu R$ 843 milhões em faturamento em 2024. “Chegamos até aqui por causa da cultura. Vivemos em um mundo de constantes mudanças, mas quem faz essa transformação acontecer são as pessoas. É essencial ter uma cultura forte e colocar o cliente no centro de todas as decisões”, enfatizou. Para Aline, os resultados da Fruki são fruto de um ambiente propício à valorização dos colaboradores: “Líderes têm um papel fundamental na construção de um ambiente de confiança. Precisam compartilhar, ouvir, cuidar, desenvolver, agradecer, celebrar e inspirar”, concluiu.

O comportamento do cliente também norteou a fala de Daniel Martin Ely, vice-presidente executivo da Randoncorp e COO da Rands. Ao apresentar o case de reposicionamento da empresa, destacou a importância de ouvir o mercado e adaptar-se com agilidade: “Quando colocamos o cliente no centro das decisões, tudo muda. É ele quem determina a jornada e o que precisa estar no nosso portfólio”, disse. Ele exemplificou a mudança com a trajetória da empresa: “Antes, o cliente financiava carretas. Depois, passou a entender o consórcio. Nos últimos anos, começou a pedir locação, e nós não tínhamos essa opção. Implementamos esse serviço e, no ano passado, a maior parte da receita veio da locação de carretas”, relatou. Ely defendeu que grandes mudanças geram transformações coletivas.

O 6º Meeting Empresarial segue com sua programação nos dias 21 e 22, das 9h ao meio-dia, dentro do FiemaCon. Na quarta-feira, é a vez de Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I do grupo Azzas 2154; Paula Bragagnolo, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek; Viviane Cecilia Lunelli, Presidente Lunelli e Marijane Paese, Empresária e Administradora da Paese Comércio de Ferragens. Encerram a programação, na quinta, Marquinhos Xavier, Treinador da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e Sócio proprietário da Amax Futsal; Fabiano Feltrin, do Grupo Feltrin; Edson Rodrigues Lisboa Júnior, executivo responsável pelo desenvolvimento de sistemas, Analytics e Inteligência Artificial do Sicoob e Márcio Migliavacca, Fundador da Rexfort máquinas. As apresentações serão mediadas por Alexandre Weiler, da Esic Business & Marketing School.

Serviço:

O quê: 10ª Fiema Brasil

Quando: dias 21 e 22 de maio, das 9h às 20h

Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481

Informações e Ingressos: https://fiema.com.br/

Fonte: Exata Comunicação

Foto: César Silvestro

 

error: Conteúdo Protegido