A Secretaria de Educação está oportunizando para a classe docente da Rede Municipal de Ensino palestras e oficinas no Seminário de Educação. O evento, realizado de forma virtual, segue com sua programação até o dia 4 de setembro, onde debate diversos assuntos relacionados ao atual momento de pandemia e como a Educação busca alternativas para mitigar os efeitos no processo ensino-aprendizagem.
As palestras contaram com a participação de 800 profissionais da área da Rede Municipal de Ensino*.
Nesta perspectiva, na segunda-feira, 17, o Seminário iniciou com a palestra “Voltar às aulas com medicina”, com Edu Roberto Cerutti Barros e Thianan Ricardo Souza. A palestra destacou questões sanitárias para professores e alunos no ambiente escolar.
No dia, 19 de agosto pedagoga, especialista em Educação Infantil, Regina Shudo, abordou o tema “O contexto da aprendizagem em 2020: aulas remotas existem?”. Ela destaca que as aulas remotas são importantes neste momento de pandemia e ressalta que para o possível retorno. “Vamos ter uma educação híbrida, com aulas presenciais e não presenciais. Mas, cabe ressaltar que na Educação Infantil e ensino Fundamental, nada substitui as aulas presenciais com a interação e mediação do professor”, afirma.
Ainda, a pedagoga coloca que “as aulas remotas foram uma maneira de continuar educando crianças e jovens durante a pandemia. Mas, certamente, quando passar tudo isso, nossos professores estarão mais conectados com a cultura digital, contribuindo mais ainda com o processo ensino-aprendizagem”.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressalta que é um momento de reinvenção. “O ensinar-aprender sempre será a instância máxima da Educação, bem como, seu professor ser o seu mediador, a figura central desse processo que transforma vidas. E a pandemia nos trouxe um cenário sanitário frágil, onde foi preciso buscar alternativas para o prosseguimento do ensino, bem como, das formações continuadas dos professores”.
Confira a programação das próximas semanas
– “Inclusão e Equidade: Oportunidades de aprendizagem”, com Ana Rosimeri Cunha – Data: 21 de agosto – Horário: 8h30
– “Cuidar de quem ensina em tempos de coronavírus”, com Lourdes Atiê – Data: 24 de agosto – Horário: 8h30
– “Relação família-escola”, com Max Heatinger – Data: 26 de agosto – Horário: 8h30
– “Novos tempos, novos olhares e novas práticas: como se reestruturar a partir de agora”, com Jorge Trevisol – Data: 28 de agosto – Horário: 8h30
– “Evasão escolar e os desafios da avaliação em tempos de educação remota sob a perspectiva da neurociência”, com Cristiane Vieira – Data: 31 de agosto – Horário: 8h30
Oficinas
– “Ferramenta de interação-condução de aulas interativas com metodologias ativas”, com James Heck – Data: 2 de setembro – Horário: 8h30
– “Professor Youtuber – Planejamento, criação, edição e publicação”, com James Heck – Data: 4 de setembro – Horário: 8h30
* O Seminário de Educação é um evento virtual fechado para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor