A Secretaria Municipal de Educação (SMED) desenvolveu diversas ações fomentando a participação e empenho na prova, iniciando com a apresentação da mesma e os seus benefícios aos supervisores pedagógicos e professores da rede. Com isso, as instituições inscreveram-se na atual edição e, os professores promoveram momentos de preparação dos estudantes durante o componente curricular de Matemática, e/ou no contraturno escolar. Ainda, por intermédio da SMED, nos últimos dois meses, foram atendidos alunos de oito escolas da rede municipal na Sala de Proficiência, abordando a resolução de problemas e o raciocínio lógico.
Os alunos aprovados na primeira fase serão divulgados no dia 02 de agosto, com a realização da prova da segunda fase em 7 de outubro. Estão realizando as provas da OBMEP todos os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em 2022, 39 alunos da rede pública de ensino foram agraciados com medalhas ou menções honrosas.
O aluno da EMEF Agostino Brun, Pedro Henrique Lorenseti, está no 8º ano e recebeu no ano passado a Menção Honrosa da OBMEP. Ele comenta que sempre gostou de Matemática. “Sempre foi a matéria que mais gostei, meus colegas me pedem auxílio. Para me preparar para a prova da OBMEP eu entro no site, vejo as provas dos outros anos e tento fazer as questões”.
A professora de Matemática, também da EMEF Agostino Brun, Simone Bonotto, coloca que as provas da OBMEP são uma oportunidade para os alunos. “Viemos trabalhando essas questões que envolvem não só a Matemática, mas sim todos os Componentes Curriculares. Para eles tem sido um estímulo aos estudos. Como a gente vem trabalhando as possibilidades que essa prova pode abrir nas suas carreiras e na própria vida, acho importante este momento”.
No dia 03 de março, os supervisores da rede municipal participaram de um encontro pedagógico voltado ao alinhamento de ações para 2023 e oportunidades de propor situações desafiadoras de aprendizagem na escola, por meio da participação em olimpíadas.
Para auxiliar no processo de estudos para a olimpíada, no dia 08 de março, os professores de matemática participaram de um momento formativo teórico-prático, com o tema “Como desenvolver habilidades e competências a partir da OBMEP?”, ministrado pelo assessor pedagógico da SMED, prof. Rafael Perin. O objetivo do momento é potencializar o conhecimento dos estudantes e favorecer uma prática pedagógica que os desafie a aplicar suas aprendizagens.
Além disso, os alunos da rede pública municipal de Bento Gonçalves, premiados na OBMEP de 2022, estão sendo convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.). O programa visa fomentar o conhecimento científico na área de ciências exatas, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de habilidades com maior rigor matemático, sendo contemplados com uma bolsa de iniciação científica no valor de 100 reais.
E, concomitantemente a isso, os alunos Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline e Júlia Bertan de Lima, da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone, premiados com medalhas de ouro no ano passado, estão sendo convidados a participar da cerimônia de premiação que acontecerá em junho, na cidade de Florianópolis-SC, que é integralmente custeada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor