Atração tem como palco a Via Del Vino, em Bento Gonçalves, com acesso gratuito ao público
Uma iguaria herdada diretamente dos imigrantes italianos que colonizaram a região da Serra gaúcha é a protagonista do novo atrativo que vem para movimentar Bento Gonçalves. A primeira edição do Tortelaço – Festival de Tortéi, ocorre nos dias 17 a 18 de março, na Via del Vino, no centro da cidade com a proposta de proporcionar experiências diferenciadas ao público.
Uma delas, sem dúvida, é a degustação do prato, tradicionalmente preparado com massa e recheio de abóbora, guarnecidos por molho – acompanhamento que traz o tempero da criatividade para o deleite do paladar. No evento, quatro tipos da iguaria, composta por massa recheada com abóbora e coberta por diferentes molhos, serão ofertados ao público. Será possível degustar combinações como tortéi com molhos de salame, bolonhesa, tomate seco, manteiga com sálvia e nozes. Para a sobremesa, vale experimentar o tortéi com molho doce. A venda será realizada por porção, cada uma delas ao custo de R$ 20,00. A dica é harmonizar a degustação com os vinhos e sucos de uva da região, que também serão comercializadas no local.
Concebido pela Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o Tortelaço traz a cozinha afetiva das avós para uma proposta com ares de filó. A criação do Tortelaço reitera as iniciativas do CIC-BG para incrementar o turismo de experiência, atividade da qual Bento Gonçalves já é referência, a fim de criar novos atrativos e manter sempre renovado o repertório turístico do município. “Estamos em uma região riquíssima em uma bela história, que precisa ser conhecida, reconhecida e compartilhada. É importante fomentar novas ações mesmo em eventos consagrados, como é a Fenavinho, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e fomento ao trade por meio do turismo de experiência”, diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
Segredos de um bom tortéi
Junto às lembranças afetivas que o tortéi suscita, outro assunto deixa essa conversa ainda mais saborosa: como preparar um tortéi perfeito?
Um dos passos iniciais é a escolha do tipo da abóbora. Para não errar, sempre prefira a da espécie moranga ou cabotiá. Um dos segredos para um bom recheio é refogar os ingredientes – cebola, alho, sálvia, entre outros – antes de adicionar a abóbora, descascada e cortada em pequenos pedaços, para que cozinhe até desmanchar. No final, acerta-se o tempero com sal e noz-moscada.
Uma das curiosidades sobre a abóbora, que muito antes da colonização no país já fazia parte da dieta dos indígenas, é quanto ao seu gênero de classificação. Apesar de estar no grupo das hortaliças, ela não é verdura nem legume, como muitos acreditam. “A abóbora é considerada um fruto rasteiro, pertence à mesma família do chuchu, pepino, melancia e melão”, explica a nutricionista Shaline Bianchi, do restaurante Di Paolo, que assina a cozinha do Tortelaço.
O Tortelaço é uma realização do CIC-BG, com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, ExpoBento e do Grupo RBS.
Fenavinho Cultural
Além de desfrutar as atrações gastronômicas, o público terá a oportunidade de apreciar os atrativos da programação artística trazida pelo ‘Fenavinho Cultural’. O projeto oferece, de forma concomitante, uma agenda de shows musicais gratuitos à comunidade envolvendo artistas como Tenor Dirceu Pastori, Coral Vale dos Vinhedos, Banda Arte Gaúcha, Inês Rizzardo, Grupo Arte Gaúcha e Vocal Allegro.
O ‘Fenavinho Cultural’ é uma realização do CIC-BG, com patrocínio de Orquídea, Multimóveis e Anderle Transportes e financiamento do PRÓ-CULTURA RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Serviço
O quê: Tortelaço – Festival de Tortéi
Quando: dias 17 de março (sexta-feira), a partir das 18h, e 18 de março (sábado), a partir das 16h
Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves
Quanto: entrada franca
Tortelaço
Porção de tortéi (molhos: salame, bolonhesa, tomate seco, manteiga com sálvia e nozes e molho doce): R$ 20,00
Atrações artísticas do ‘Fenavinho Cultural’
Dia 17 de março
18h: Liturgia de Ação de Graças (Paróquia Santo Antônio)
19h: Abertura oficial
19h30min: Abertura da Casa do Vinho
20h: Banda Arte Gaúcha
21h: Show com Tenor Dirceu Pastori e Banda
Dia 18 de março
16h: Coral Vale dos Vinhedos
17h30min: Inês Rizzardo
19h30min: Grupo Arte Gaúcha
21h: Vocal Allegro
Fonte: Exata Comunicação
PG
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro