A realização do evento vem ao encontro do crescente número de micro-empreendedores individuais que cada vez mais têm procurado a Sala do Empreendedor para abrir uma empresa. Em 2021, foram abertos 1561 MEIs, número que cresceu em 2022, que contou com a abertura de 1774 MEIs. Os números de janeiro a maio deste ano também impressionam, já que até então foram abertos 772 MEIs, reforçando o espírito empreendedor do cidadão bento-gonçalvense.
Vanderlei de Oliveira Castro está se organizando para abrir uma banca de frutas e esteve no mutirão pedindo orientações sobre o funcionamento do MEI. “Faz um tempo já que penso em me tornar um micro-empreendedor individual e por isso vim até o mutirão pedir orientações. Eu fui muito bem atendido e deu para perceber que é simples e rápido de fazer. Nos próximos dias já vou agilizar essa questão”, garante.
Paulo Cesar de Matos Manuel, morador do Vila Nova, assim como Castro, esteve no mutirão tirando dúvidas sobre o andamento do processo de abertura do MEI. “Eu vim me informar sobre o meu cadastro e ver como está a situação, já que dei andamento no processo. Fique aliviado por essa ação aqui no Centro, porque para a gente que trabalha durante a semana é complicado sair da empresa e ir atrás de uma consultoria, e quando tem uma movimentação assim conseguimos resolver rápido o problema. Agora só vou ver os detalhes para dar andamento na abertura do meu MEI”.
Tiago Marciroli Polachini trabalha com válvulas hidráulicas e tem MEI há pelo menos 2 anos. Ele também aproveitou a presença das equipes na Via del Vino para tirar dúvidas. “Eu trabalho com manutenção de válvulas hidráulicas e estava passando por aqui e resolvi vir tirar algumas dúvidas. Essa ação é bem interessante porque o Centro é um ponto que todo mundo acaba passando e as dúvidas são importantes, ainda mais para o MEI, que muitas vezes tem dúvida, mas não sabe para quem recorrer ou com quem conversar”.
O suporte e apoio das equipes fizeram a diferença no atendimento. A assistente de relacionamento do Sebrae, Gabrielle Sartor, comentou sobre a ação. “Eu acredito que esse tipo de ação é muito importante pelo crescimento do empreendedorismo. Nós atuamos na parte de orientação, dando justamente essa consultoria, abertura de empresas, regularizações, indicação de curso para gestão de empresas e orientação para crédito. Foi uma atividade muito importante porque é uma oportunidade para quem não consegue comparecer durante a semana”.
O secretário interino de Desenvolvimento Econômico André Ferreira ressaltou sobre a realização do evento. “O mutirão serviu como forma de informação para quem não conhecia ou buscava algo específico. Esse era um evento muito esperado pelos MEIs do município, tendo a alta demanda das inscrições nos últimos anos. Foi realmente muito importante estar junto à população para orientar e esclarecer dúvidas”.
A realização do evento foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Finanças e Sebrae.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor