PRF realiza fiscalização educativa em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres

A PRF realizou na manhã desta quinta-feira, 08, nas duas unidades operacionais localizadas no trecho gaúcho da BR-101, nas cidades de Osório e Torres, abordagens a veículos que eram conduzidos por mulheres.

A fiscalização foi voltada para elas, que hoje são homenageadas pelo dia internacional das mulheres. Nas abordagens, além da checagem de toda documentação do veículo e dos ocupantes, foi passado orientações sobre o correto uso de cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, a importância da direção defensiva, e ainda para aquelas que estavam com crianças pequenas no veículo, foi falado da obrigatoriedade e das vantagens do uso do sistema de retenção para criança(as cadeirinhas e acentos elevados). E por fim, ainda cada uma delas foi parabenizada pela data comemorativa ao dia Internacional da Mulher.

Uma das abordagens realizadas foi a condutora Cleonilda de 47 anos, moradora de São paulo, que é motorista profissional e trabalha como caminhoneira há cerca de 15 anos. Ela relatou aos policiais que gosta muito do que faz, e que atualmente faz a condução de carretas que transportam líquidos inflamáveis.

As mulheres na PRF: A Polícia Rodoviária Federal que iniciou suas atividades no ano de 1928, teve a primeira mulher inserida em seu quadro funcional 54 anos após a sua criação. Foi só em 1982 que houve a primeira aprovação de mulheres na PRF. Até então os concursos para ingresso ao cargo permitia a inscrição apenas de candidatos do sexo masculino. Elas foram admitidas no quadro funcional 2 anos após a realização do concurso público. Naquela época, ingressaram na PRF apenas 5 mulheres que desenvolveram inicialmente apenas atividades internas. Hoje, as mulheres tem seu lugar consolidado na PRF, que inclusive já teve uma mulher como diretora geral.

Fonte: PRF