A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas de que a responsabilidade no trânsito é fator determinante para a redução do número de acidentes, mortos e feridos
“Juntos salvamos vidas”. Esse é o tema da Campanha Maio Amarelo 2022. Desde este domingo (1º), a Polícia Rodoviária Federal realiza ação que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela, que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhida justamente por simbolizar a atenção necessária para a causa.
Com campanhas educativas em redes sociais e foco na educação para o trânsito durante as fiscalizações nas BRs de todo o Brasil, a PRF irá colocar em pauta o tema segurança viária. A mobilização busca fazer com que o cidadão entenda que a falta de responsabilidade ao volante é um dos fatores determinantes para o grande número de acidentes que ocorrem todos os dias nas rodovias federais do país.
Com base nas estatísticas, é possível concluir que o alto índice de acidentes graves e fatais no Brasil tem como causa principal as falhas humanas. Em 2021, foram 64.518 acidentes, com 71.804 pessoas feridas e 5.393 mortas. No mesmo ano, no Rio Grande do Sul, ocorreram 4.592 acidentes resultando em 5.013 feridos e 315 mortos.
O Maio Amarelo é mais uma oportunidade de difundir informações que podem ser praticadas por meio de medidas simples e eficazes, como utilizar passarelas e faixas de pedestres, respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras, não misturar álcool e direção, proteger os mais vulneráveis no trânsito e adotar regras de direção defensiva.
Abrace essa causa você também! Pratique no trânsito o respeito e a responsabilidade. Acompanhe durante este mês as matérias e dicas do Maio Amarelo que serão publicadas nos canais oficiais da PRF.
Fonte: PRF
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves