Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), deflagraram a Operação Zayn, na manhã desta quinta-feira (30). Essa é a quinta etapa da operação, que investiga uma organização criminosa interestadual pela prática de roubos de veículos, cargas, lavagem de dinheiro, receptação entre outros delitos.
O grupo criminoso atuava em oito estados brasileiros, embora os roubos aos veículos de carga se concentrassem nas regiões central e norte do estado de Goiás. Os veículos eram adulterados e revendidos, principalmente, no estado de são Paulo e, posteriormente, revendidos para terceiros de boa fé.
Foram cumpridos 44 mandados judiciais de buscas e apreensões, em Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins. Três pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento das medidas.
No Rio Grande do Sul foram apreendidos documentos e cheques durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Cruzeiro do Sul e Estrela. Parte dos documentos foi encontrada rasgada, já que os envolvidos tentaram se livrar das provas quando perceberam a chegada dos policiais.
A operação foi intitulada _ZAYN_ em referência ao nome de origem árabe, que significa “perfeição”, “graciosidade”. O nome ilustra a percepção que os integrantes da ORCRIM tinham sobre as ações criminosas, que acreditavam serem perfeitas, sem vestígios e impossíveis de serem descobertas pela ação policial.
A Operação Zayn mobilizou 170 policiais e 45 viaturas das polícias civil e rodoviária federal.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21