A 4ª Delegacia da PRF no RS (trecho entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e parte da BR-470), divulgou o balanço de ocorrências durante a semana de Eleições. Na trecho de competência da 4ª Delegacia da PRF, durante a semana entre 01 e 07 de outubro, aconteceram cinco acidentes que causaram lesões nos envolvidos. Sete pessoas ficaram feridas levemente e uma teve ferimentos graves. O acidente que resultou em uma pessoa ferida gravemente aconteceu na quarta-feira, por volta das 05h35, no km 355,4 da BR-386, em Estrela. O condutor de uma Honda/CG 150 Titan seguia no sentido interior – capital, quando, em uma curva, perdeu o controle da motocicleta e saiu da pista. Quando a PRF chegou ao local, a vítima já estava no interior da ambulância do Samu e havia indícios de fratura no quadril. O condutor estava lúcido e informou aos policiais que havia saído do trabalho, em Estrela, e seguia para a sua residência, em Bom Retiro do Sul. Nos demais acidentes, houve apenas danos materiais nos veículos.
Na quinta-feira, no Fórum de Lajeado, ocorreu o julgamento do fato ocorrido em 02 de maio de 2017, quando um homem que transportava drogas manobrou o seu veículo contra uma viatura da PRF. Na ocasião, o então Chefe da Delegacia da PRF em Lajeado/RS, que conduzia a viatura, ficou gravemente ferido. O acusado Maycon Douglas Andrade da Cruz foi considerado culpado pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação ao tráfico e dano ao patrimônio. Ele foi condenado a 13 anos e 11 meses de prisão, em regime fechado.
Na sexta-feira, por volta das 09h, no km 340 da BR-386, em Lajeado, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 20 kg de maconha e prendeu dois homens em Lajeado. Os policiais abordaram o condutor de um GM/Cobalt com placas de Cachoeirinha e, após revista ao veículo, encontraram a droga no para-choque traseiro. Além do motorista, de 45 anos, estava no automóvel outro ocupante, de 33 anos. Eles são moradores de Cachoeirinha e assumiram ser os responsáveis pela maconha, a qual seria entregue em Gravataí. Os homens foram presos e encaminhados à Polícia Federal de Santa Cruz do Sul.
Já no domingo, por volta das 17h50, no km 257 da BR-386, em Soledade, a PRF localizou um caminhão furtado. O veículo, com placas de Tapera, estava na lateral da rodovia. A equipe constatou que o caminhão encontrava-se com o motor em funcionamento, porém não havia condutor nas proximidades. Verificou, ainda, que não constava ocorrência de furto ou roubo para o veículo. Contudo, os policiais perceberam que havia sinais de arrombamento no painel de instrumentos e que a cabine encontrava-se revirada. Foi feito contato com a empresa proprietária do veículo, a qual informou que o caminhão estava estacionado em um posto de combustíveis em Tio Hugo desde a última sexta-feira. O responsável pela empresa foi então orientado a registrar a ocorrência de furto na Polícia Civil. O veículo foi removido a depósito credenciado, ficando à disposição do trabalho da perícia.
Durante a semana, foram fiscalizados 555 veículos e confeccionados 113 autos de infração. Realizou-se o teste do etilômetro em 233 motoristas. Um condutor foi autuado por se recusar a realizar o teste. A PRF prestou 46 auxílios a motoristas e realizou 124 abordagens educativas.
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Secretaria de Segurança e Polícia Penal promovem primeiro encontro estadual de enfrentamento ao racismo no sistema prisional gaúcho