A Polícia Rodoviária Federal encerrou neste domingo (21) as ações de fiscalização e de educação para o trânsito da Operação Semana Santa, as quais tiveram início na quinta-feira (18).
Na região sob a responsabilidade da Delegacia em Lajeado, conforme previsto pela PRF, o fluxo de veículos foi mais intenso na quinta-feira à noite e na sexta-feira pela manhã, no sentido capital-interior, e no domingo à tarde e à noite, no sentido oposto. Foram observados trechos de lentidão e também congestionamentos no trecho, especialmente nos locais onde existem afunilamentos de pista, como no perímetro urbano de Lajeado e na ponte sobre o Rio Caí.
A PRF contou com reforço no efetivo e intensificação das fiscalizações, com foco nas ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, embriaguez ao volante e uso do celular, infrações que são as principais causas de acidentes no trânsito. As ações de educação para o trânsito também tiveram destaque, com abordagens educativas a condutores de todos os tipos de veículos, além de atividades integradas com equipes do Sest/Senat.
Entre quinta-feira e domingo, aconteceram cinco acidentes que causaram lesões nos envolvidos. Nove pessoas tiveram ferimentos leves, duas ficaram gravemente feridas e seis morreram. O acidente mais grave do feriado e, possivelmente, um dos mais graves já atendidos pela PRF em Lajeado, resultou em seis mortes. Ele aconteceu na sexta-feira, por volta das 02h50, no km 257,4 da BR-386, em Soledade. O condutor de um Fiat Tempra com placas de Caxias do Sul transitava no sentido capital-interior e invadiu a faixa contrária, colidindo frontalmente em um GM Corsa de Pato Branco-PR, que seguia no sentido oposto. Quatro ocupantes do Corsa, todos de uma mesma família, morreram no local, assim como o condutor e único ocupante do Tempra. Uma das passageiras do Corsa chegou a ser socorrida com vida, mas, a caminho do hospital, também veio a óbito. Na mesma operação em 2018, 2017 e 2016, não ocorreu nenhuma morte.
Durante a operação, foram fiscalizados 435 veículos e lavrados 78 autos de infração. Realizou-se o teste do etilômetro em 180 condutores, todos com resultado negativo. O radar fotográfico foi amplamente utilizado, contando para isso com o reforço de equipes da sede. O número de imagens capturadas ainda não foi contabilizado. Aconteceram, ainda, 347 abordagens educativas e 37 auxílios a motoristas.
Fonte e foto: PRF
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação