PRF divulga balanço das ações realizadas durante o feriado de Páscoa na região da delegacia de Lajeado

A Polícia Rodoviária Federal encerrou neste domingo (21) as ações de fiscalização e de educação para o trânsito da Operação Semana Santa, as quais tiveram início na quinta-feira (18).

Na região sob a responsabilidade da Delegacia em Lajeado, conforme previsto pela PRF, o fluxo de veículos foi mais intenso na quinta-feira à noite e na sexta-feira pela manhã, no sentido capital-interior, e no domingo à tarde e à noite, no sentido oposto. Foram observados trechos de lentidão e também congestionamentos no trecho, especialmente nos locais onde existem afunilamentos de pista, como no perímetro urbano de Lajeado e na ponte sobre o Rio Caí.

A PRF contou com reforço no efetivo e intensificação das fiscalizações, com foco nas ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, embriaguez ao volante e uso do celular, infrações que são as principais causas de acidentes no trânsito. As ações de educação para o trânsito também tiveram destaque, com abordagens educativas a condutores de todos os tipos de veículos, além de atividades integradas com equipes do Sest/Senat.

Entre quinta-feira e domingo, aconteceram cinco acidentes que causaram lesões nos envolvidos. Nove pessoas tiveram ferimentos leves, duas ficaram gravemente feridas e seis morreram. O acidente mais grave do feriado e, possivelmente, um dos mais graves já atendidos pela PRF em Lajeado, resultou em seis mortes. Ele aconteceu na sexta-feira, por volta das 02h50, no km 257,4 da BR-386, em Soledade. O condutor de um Fiat Tempra com placas de Caxias do Sul transitava no sentido capital-interior e invadiu a faixa contrária, colidindo frontalmente em um GM Corsa de Pato Branco-PR, que seguia no sentido oposto. Quatro ocupantes do Corsa, todos de uma mesma família, morreram no local, assim como o condutor e único ocupante do Tempra. Uma das passageiras do Corsa chegou a ser socorrida com vida, mas, a caminho do hospital, também veio a óbito. Na mesma operação em 2018, 2017 e 2016, não ocorreu nenhuma morte.

Durante a operação, foram fiscalizados 435 veículos e lavrados 78 autos de infração. Realizou-se o teste do etilômetro em 180 condutores, todos com resultado negativo. O radar fotográfico foi amplamente utilizado, contando para isso com o reforço de equipes da sede. O número de imagens capturadas ainda não foi contabilizado. Aconteceram, ainda, 347 abordagens educativas e 37 auxílios a motoristas.

Fonte e foto: PRF

error: Conteúdo Protegido