Na última semana, a PRF iniciou testes com realidade virtual em um simulador de direção, em Porto Alegre. O projeto faz parte do programa de Mestrado do PRF Rafael Pereira, Chefe do o Núcleo Regional de Prevenção de Acidentes (NRPA) da Superintendência Regional da PRF no Rio Grande do Sul, em uma parceria com o LASTRAN (Laboratório de Sistemas de Transportes) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Estão sendo analisados os desempenhos de policiais e não policiais de ambos os sexos. Eles participam de um teste em uma pista montada de forma exclusiva, onde pode ser verificada a velocidade do veículo, a distância de bordo lateral e o tempo de reação a eventos externos, entre outras variáveis. Neste estudo, o principal objetivo é mensurar a distração causada por mensagens de texto recebidas no telefone celular durante a condução de veículos.
Por se tratar de ambiente controlado e seguro, é possível avaliar o impacto de diferentes configurações de projetos, tipos e mecânicas dos veículos, iluminação, volume de tráfego e imprevistos que podem ocorrer na rodovia.
“Os resultados serão computados e analisados durante o desenvolvimento de minha dissertação de mestrado”, afirmou Pereira, e poderão ser aproveitados para desenvolver trabalhos preventivos no âmbito da PRF.
Fonte e foto: PRF
Prefeitura de Bento conta com espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência
Oficina de Mediação de Leitura promoveu imersão na obra da patrona da 9ª Feria do Livro Infantil Sesc
Doce Páscoa encerra com uma programação diversificada