Os próximos setes dias terão muita umidade, mas chuva de baixo volume na maior parte do Estado. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 7/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar e pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Nesta sexta-feira, 18, a propagação de uma frente fria no mar e a aproximação de uma área de baixa pressão favoreceram o aumento da nebulosidade, principalmente nos setores Leste e Nordeste. Neste sábado, 19, o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas, com valores superiores a 36 °C em todo o Estado.
Neste domingo, 20, a nebulosidade vai aumentar, com períodos de céu encoberto e possibilidade de pancadas isoladas de chuva, associadas ao calor. Entre segunda e quarta-feira, 21 a 23, a presença de uma área de baixa pressão alongada, conhecida como cavado, manterá a nebulosidade e a possibilidade de pancadas de chuva, com chance de temporais isolados.
Os volumes previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha, Região Central e na Fronteira Oeste. Nas demais regiões, os totais deverão oscilar entre 15 mm e 30 mm. No Alto Uruguai e nos Campos de Cima da Serra, os valores poderão alcançar 50 mm em algumas localidades.
O Boletim Integrado Agrometeorológico também aborda a situação atual das culturas de soja, milho, arroz e feijão. Acompanhe todas as edições em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Governo do Estado
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves