Prevenção de ISTs/Aids é tema de debate em escolas de Bento

A Secretaria Municipal de Saúde, através do SAE/CTA – Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento, integrado ao Programa Saúde na Escola – PSE realizou atividades com alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Borges Frota, localizada no bairro Zatt e da Escola Estadual Nossa Senhora da Salette, no bairro Barracão.

Os encontros fizeram parte de um projeto com duração de sete meses visando desenvolver o tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids”, com abordagem das temáticas que envolvem a sexualidade como, comportamento, sexo, violência, infecções sexualmente transmissíveis, gênero e prevenção.

O principal objetivo foi dialogar com o adolescente acerca da sexualidade, colocando ênfase nas IST/Aids. Despertar a consciência do respeito e da singularidade das emoções, ao próprio corpo e do outro, tanto por meio do conhecimento como da empatia.

O projeto foi desenvolvido pela psicóloga do SAE/CTA, Cassiane Venturini e a enfermeira coordenadora do serviço, Adriana Cirolini, em duas escolas, nesse ano, na forma de “projeto piloto”, por tratar-se de uma nova abordagem.

“Para falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é preciso conversar acerca dos sentimentos que brotam nessa etapa e como cada um consegue lidar com os mesmos. Junto a essas discussões, o foco será nas ISTs, em especial a Aids, em vista dela atingir indivíduos de diferentes segmentos sociais, com graus de instrução variados, diversas etnias, de diferentes regiões, orientações sexuais e idades, e no momento, somente existir tratamento e não a cura”, salienta a psicóloga, Cassiane Venturini.

O projeto realizou ao longo de sete meses, de maio a novembro, cinco encontros com os adolescentes, um encontro com professores e um com os pais dos alunos das turmas envolvidas.

Ao final da trajetória, após avaliada a repercussão dessa atuação, será analisada a possibilidade de levar o projeto a mais escolas engajadas ao Programa Saúde na Escola no próximo ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

error: Conteúdo Protegido