O Presídio Estadual de Bento Gonçalves tem nova administração desde a tarde da última segunda-feira, dia 5. A posse do agente penitenciário Volnei Zago, foi oficializada em presença da delegada da 7ª Região Penitenciária, Marta Eliane Marin Bitencourt.
Essa é a segunda passagem de Zago pela administração da casa. Ele ocupou o cargo entre 2012 e 2014 e deixou o cargo em função da defasagem de efetivo da Susepe, como ele mesmo afirmou à época.
O novo administrador espera “melhoras” em sua segunda passagem pela administração e fala da atual situação do presídio de Bento “a perspectiva é de melhoras, a Susepe prometeu novos servidores. Sobre a casa esperamos notícias boas, como a construção do novo presídio”. Segundo Zago novos agentes penitenciários, formados na última segunda-feira, em Porto Alegre, devem ser lotados em Bento Gonçalves. O administrador espera receber de quatro a cinco servidores.
Outra questão salientada por Zago é um velho problema da casa prisional: a superlotação. Hoje o presídio de Bento Gonçalves está com três vezes mais a sua capacidade, que é de 96 presos. A ocupação gradual do Presídio Estadual de Canoas, recém inaugurado, terá reflexo também na região. Há a perspectiva de que foragidos da Região Metropolitana, que estão no presídio de Bento comecem a ser transferidos ainda nesta semana. Volnei Zago substitui o agente penitenciário José Márcio da Rosa Oliveira, que ocupava o cargo.
Colheita do arroz no RS atinge 91,51% da área total cultivada
Cadáver é encontrado por populares às margens do Arroio Saraquá, em Lajeado
Comércio varejista do RS tem aumento maior que o nacional