O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, reuniu-se nesta segunda-feira (6) com o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. O encontro ocorreu no Salão Nobre do TRT-4, em Porto Alegre, e também teve as presenças de outros representantes da cidade serrana: o procurador-geral do Município, Sidgrei Spassini, a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Marijane Paese, o presidente do Conselho Superior da mesma entidade, Rogério Capoani, e o advogado Fábio Vicenzi.
A agenda foi solicitada pelo Município. Na ocasião, o prefeito e a entidade empresarial manifestaram preocupação com os casos de trabalho análogo à escravidão descobertos recentemente em Bento Gonçalves. Ressaltaram o histórico de relações de trabalho sadias nas vinícolas e a intenção das empresas de aprimorarem a fiscalização das atividades terceirizadas.
O presidente Francisco Rossal declarou ser inadmissível qualquer forma de trabalho precário análogo à escravidão. Além disso, destacou a importância de uma atenção especial das empresas às condições de trabalho nas terceirizadas, considerando a responsabilidade solidária das tomadoras de serviços.
No encontro, o desembargador Rossal lembrou da importância da visita institucional que realizou em Bento Gonçalves em abril do ano passado, com o objetivo de aproximar a Justiça do Trabalho da comunidade local. Para o magistrado, a visita desta segunda-feira não deixa de ser resultado deste diálogo aberto com o Município.
O prefeito Diogo Siqueira compartilha da mesma opinião do magistrado, indicando que o objetivo da reunião foi aproximar a comunidade de Bento Gonçalves ao TRT-4. Conforme Siqueira, as ações tomadas no Município devem estar alinhadas com todos os órgãos de segurança e institucionais. “Esse diálogo é muito importante porque precisamos buscar toda a ajuda possível para dar transparência e evitar que aconteça novamente essa situação gravíssima na cidade”, disse.
Na oportunidade, os representantes de Bento Gonçalves convidaram o presidente Rossal a realizar palestra às empresas da região sobre terceirização e trabalho digno. O presidente do TRT-4 se colocou à disposição da comunidade, e o evento deve ser agendado para os próximos dias.
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação