Presidente do TRT-4 recebe prefeito e comitiva de Bento Gonçalves

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, reuniu-se nesta segunda-feira (6) com o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. O encontro ocorreu no Salão Nobre do TRT-4, em Porto Alegre, e também teve as presenças de outros representantes da cidade serrana: o procurador-geral do Município, Sidgrei Spassini, a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Marijane Paese, o presidente do Conselho Superior da mesma entidade, Rogério Capoani, e o advogado Fábio Vicenzi.

A agenda foi solicitada pelo Município. Na ocasião, o prefeito e a entidade empresarial manifestaram preocupação com os casos de trabalho análogo à escravidão descobertos recentemente em Bento Gonçalves. Ressaltaram o histórico de relações de trabalho sadias nas vinícolas e a intenção das empresas de aprimorarem a fiscalização das atividades terceirizadas.

O presidente Francisco Rossal declarou ser inadmissível qualquer forma de trabalho precário análogo à escravidão. Além disso, destacou a importância de uma atenção especial das empresas às condições de trabalho nas terceirizadas, considerando a responsabilidade solidária das tomadoras de serviços.

Foto posada dos participantes da reuniãoNo encontro, o desembargador Rossal lembrou da importância da visita institucional que realizou em Bento Gonçalves em abril do ano passado, com o objetivo de aproximar a Justiça do Trabalho da comunidade local. Para o magistrado, a visita desta segunda-feira não deixa de ser resultado deste diálogo aberto com o Município.

O prefeito Diogo Siqueira compartilha da mesma opinião do magistrado, indicando que o objetivo da reunião foi aproximar a comunidade de Bento Gonçalves ao TRT-4. Conforme Siqueira, as ações tomadas no Município devem estar alinhadas com todos os órgãos de segurança e institucionais. “Esse diálogo é muito importante porque precisamos buscar toda a ajuda possível para dar transparência e evitar que aconteça novamente essa situação gravíssima na cidade”, disse.

Na oportunidade, os representantes de Bento Gonçalves convidaram o presidente Rossal a realizar palestra às empresas da região sobre terceirização e trabalho digno. O presidente do TRT-4 se colocou à disposição da comunidade, e o evento deve ser agendado para os próximos dias.

Fonte: Rafael Ely e Gabriel Fortes (Secom/TRT-4).
error: Conteúdo Protegido