Começou na última sexta-feira, dia 16, em Porto Alegre, a preparação das urnas eleitorais, para o pleito deste ano. Este é o momento em que acontece o carregamento das urnas com os softwares e os demais dados necessários para o pleno funcionamento nas eleições. O Presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch esteve no local onde os equipamentos ficam armazenados em Porto Alegre, para acompanhar o início dos trabalhos.
O processo de carga das urnas eletrônicas acontece em todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Sul, sendo concluído até o dia 26 deste mês.
Representantes de diversas entidades estiveram presentes para fiscalizar o ato: partidos políticos, OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Transparência Brasil Eleitoral. Todos tiveram a oportunidade de verificar que os programas instalados nas urnas são, exatamente, os mesmos gerados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia pública, que encerrou a fase de inspeção dos programas criados pela equipe do Tribunal.
O Presidente do TRE-RS registrou que “a fiscalização é muito bem recebida pela Justiça Eleitoral, que entende o quanto mais presentes as entidades no processo, maior a garantia que temos, todos, da lisura da eleição”.
Também estiveram no ato, representando o TRE-RS, chefes das zonas eleitorais de Porto Alegre e servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Auditoria Interna.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Luã Fontoura
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa
Monte Belo forma novos Agentes Mirins no combate à dengue