Começou na última sexta-feira, dia 16, em Porto Alegre, a preparação das urnas eleitorais, para o pleito deste ano. Este é o momento em que acontece o carregamento das urnas com os softwares e os demais dados necessários para o pleno funcionamento nas eleições. O Presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch esteve no local onde os equipamentos ficam armazenados em Porto Alegre, para acompanhar o início dos trabalhos.
O processo de carga das urnas eletrônicas acontece em todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Sul, sendo concluído até o dia 26 deste mês.
Representantes de diversas entidades estiveram presentes para fiscalizar o ato: partidos políticos, OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Transparência Brasil Eleitoral. Todos tiveram a oportunidade de verificar que os programas instalados nas urnas são, exatamente, os mesmos gerados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia pública, que encerrou a fase de inspeção dos programas criados pela equipe do Tribunal.
O Presidente do TRE-RS registrou que “a fiscalização é muito bem recebida pela Justiça Eleitoral, que entende o quanto mais presentes as entidades no processo, maior a garantia que temos, todos, da lisura da eleição”.
Também estiveram no ato, representando o TRE-RS, chefes das zonas eleitorais de Porto Alegre e servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Auditoria Interna.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Luã Fontoura
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves