O auditório da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, ficou lotado durante a cerimônia de abertura do I Seminário da Serra Gaúcha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, ocorrida nesta quinta-feira (26/10). O evento é promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e da Ouvidoria da Mulher no TJRS. Em sua manifestação, a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, afirmou que “a temática deste evento não poderia ser mais atual e pertinente, pois trata de um tipo de violência que ostenta índices preocupantes e merece profunda reflexão”.
Ela informou que os indicadores da violência perpetrada contra a mulher seguem revelando o seu contínuo crescimento, impactando a atuação das instituições que atuam na área. “No entanto, o Judiciário gaúcho jamais esteve alheio ou insensível a essa realidade, tanto que sempre priorizou as denominadas demandas sociais estratégicas, com a especialização de Unidades Judiciárias para atender exclusivamente as ações de violência doméstica e familiar contra a mulher”. A magistrada destacou que o evento na região serrana, que termina amanhã (27/10), está ocorrendo simultaneamente com o XV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), reunindo profissionais de todo o Brasil para a troca de experiências, para o compartilhamento de boas práticas e para padronização de entendimentos e procedimentos.
O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, por sua vez, enalteceu a importância do evento no contexto da sociedade, com o intuito de cada vez mais despertar o interesse da sociedade acerca do problema da Violência Doméstica. “Quero parabenizar a Prefeitura pela organização deste Seminário, em conjunto com o nosso Tribunal, pois a população tem que estar unida em torno do combate à violência contra a mulher”. O magistrado recordou que a iniciativa surgiu a partir das visitas que ele tem feito às Comarcas, nas quais também participa de audiência com Prefeituras e Câmaras Municipais, além de representantes da OAB. “Nestes encontros o assunto foi amadurecendo até que resultou neste importante evento realizado aqui em Bento Gonçalves”.
A Ouvidora da Mulher no TJRS, Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, disse que o evento é uma ótima oportunidade para um momento de reflexão que possa despertar em todos a consciência de que precisamos de uma sociedade mais justa, sem violência doméstica, na qual todos possam viver harmonicamente. “Sonhamos com uma Pátria na qual não exista mais a necessidade do debate em torno de gêneros ou opções sexuais e que os direitos humanos sejam sempre respeitados de fato”, disse ela. “O seminário proporciona um fortalecimento para todos nós em busca de uma política de erradicação da violência. Eu conclamo o engajamento de todos, porque só assim vamos crescer e ter uma sociedade de respeito e fraternidade”, concluiu.
Também prestigiaram a abertura do evento o Vice-Prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatteli, a representante da Assembleia Legislativa, Deputada Estadual Delegada Nadine Anflor, a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto, Desembargador Jorge Luis Dall’Agnol, o Ouvidor do Tribunal de Justiça, Desembargador Altair de Lemos Junior, o Ouvidor Substituto do Tribunal de Justiça Desembargador Roberto Fraga, a Ouvidora-geral do Estado Viviane Furtado Migliavacca, o Diretor do Foro de Bento Gonçalves Juiz Paulo Meneghetti, as representantes do Ministério Público Estadual Lisiane Rubin, da Defensoria Pública Leseane Hartmann, e da OAB, Camile De Bacco Pasquali.
No decorrer desta quinta-feira, após a abertura, ocorreram palestras sobre a Mulher e o Enfrentamento da Violência, em debates conduzido pelos Juízes de Direito Paulo Menegheti e Taíse Velasques Lopes, contando também com a participação da Desembargadora Gláucia Dipp Dreher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O evento será encerrado amanhã (27/10), no turno da manhã, em painel coordenado pelo Juiz-Corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson.
Homenagem
Durante a passagem por Bento Gonçalves, a comitiva do TJ, liderada pela Presidente Iris, foi homenageada pelo Prefeitura de Bento Gonçalves, em solenidade ocorrida em vinícola no Vale dos Vinhedos. O evento contou com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, e do Vice-Prefeito, Amarildo Lucatelli, além do Deputado Estadual Guilherme Pasin, de magistrados da região serrana e Secretários Municipais.
Fonte: TJ-RS
PG /Jornalismo Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves