Presidente do TJ-RS participa em Bento do Seminário de Enfrentamento à Violência contra a mulher

O auditório da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, ficou lotado durante a cerimônia de abertura do I Seminário da Serra Gaúcha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, ocorrida nesta quinta-feira (26/10). O evento é promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves,  através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e da  Ouvidoria da Mulher no TJRS. Em sua manifestação, a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira,  afirmou que “a temática deste evento não poderia ser mais atual e pertinente, pois trata de um tipo de  violência que ostenta índices preocupantes e merece profunda reflexão”.

Ela informou que os indicadores da violência perpetrada contra a mulher seguem revelando o seu contínuo crescimento, impactando a atuação das instituições que atuam na área. “No entanto, o Judiciário gaúcho jamais esteve alheio ou insensível a essa realidade, tanto que sempre priorizou as denominadas demandas sociais estratégicas, com a especialização de Unidades Judiciárias para atender exclusivamente as ações de violência doméstica e familiar contra a mulher”. A magistrada destacou que o evento na região serrana, que termina amanhã (27/10), está ocorrendo simultaneamente com o XV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), reunindo profissionais de todo o Brasil para a troca de experiências, para o compartilhamento de boas práticas e para padronização de entendimentos e procedimentos.

Magistrada discursando no microfone

Presidente Iris destacou que o Judiciário está sempre atuante no combate à violência domésticaCréditos: Renato Sagrera/DICOM-TJRS

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, por sua vez, enalteceu a importância do evento no contexto da sociedade, com o intuito de cada vez mais despertar o interesse da sociedade acerca do problema da Violência Doméstica. “Quero parabenizar a Prefeitura pela organização deste Seminário, em conjunto com o nosso Tribunal, pois a população tem que estar unida em torno do combate à violência contra a mulher”. O magistrado recordou que a iniciativa surgiu a partir das visitas que ele tem feito às Comarcas, nas quais também participa de audiência com Prefeituras e Câmaras Municipais, além de representantes da OAB. “Nestes encontros o assunto foi amadurecendo até que resultou neste importante evento realizado aqui em Bento Gonçalves”.

 

Magistrado discursando no microfone

Corregedor Conti parabenizou a realização do evento na região serranaCréditos: Renato Sagrera/DICOM-TJRS

A Ouvidora da Mulher no TJRS, Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, disse que o evento é uma ótima oportunidade para um momento de reflexão que possa despertar em todos a consciência de que precisamos de uma sociedade mais justa, sem violência doméstica, na qual todos possam viver harmonicamente. “Sonhamos com uma Pátria na qual não exista mais a necessidade do debate em torno de gêneros ou opções sexuais e que os direitos humanos sejam sempre respeitados de fato”, disse ela. “O seminário proporciona um fortalecimento para todos nós  em busca de uma política de erradicação da violência. Eu conclamo o engajamento de todos, porque só assim vamos crescer e ter uma sociedade de respeito e fraternidade”, concluiu.

 

Magistrada discursando no microfone

Desembargadora Jane Vidal agradeceu o apoio da Administração do TJ na realização do SeminárioCréditos: Renato Sagrera/DICOM-TJRS

Também prestigiaram a abertura do evento o Vice-Prefeito  de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatteli, a representante da Assembleia Legislativa,  Deputada Estadual Delegada Nadine Anflor, a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto, Desembargador Jorge Luis Dall’Agnol, o Ouvidor do Tribunal de Justiça,  Desembargador Altair de Lemos Junior, o  Ouvidor Substituto do Tribunal de Justiça Desembargador Roberto Fraga, a Ouvidora-geral do Estado Viviane Furtado Migliavacca, o  Diretor do Foro de Bento Gonçalves Juiz Paulo Meneghetti, as  representantes do Ministério Público Estadual  Lisiane Rubin,  da Defensoria Pública Leseane Hartmann, e da OAB, Camile De Bacco Pasquali.

No decorrer desta quinta-feira,  após a abertura, ocorreram  palestras sobre a Mulher e o Enfrentamento da Violência, em debates conduzido pelos Juízes de Direito Paulo Menegheti e Taíse Velasques Lopes, contando também com a participação da Desembargadora Gláucia Dipp Dreher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O evento será encerrado amanhã (27/10),  no turno da manhã, em painel coordenado pelo Juiz-Corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson.

Homenagem

Durante a passagem por Bento Gonçalves, a comitiva do TJ, liderada pela Presidente Iris, foi homenageada pelo Prefeitura de Bento Gonçalves, em solenidade ocorrida  em  vinícola no Vale dos Vinhedos. O evento contou com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, e do Vice-Prefeito, Amarildo Lucatelli, além do Deputado Estadual Guilherme Pasin, de magistrados da região serrana e Secretários Municipais.

Fonte: TJ-RS

PG /Jornalismo Difusora

 

error: Conteúdo Protegido