Na sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, visitará o Rio Grande do Sul. A chegada está prevista para o dia 16 de julho na Base Aérea de Canoas. Trata-se de uma visita histórica, pois é a primeira vez que um chefe de Estado italiano viaja à capital gaúcha, Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, o presidente Mattarella levará uma mensagem de solidariedade da Itália à população gaúcha, que foi duramente afetada pelas trágicas enchentes dos últimos meses e para qual a governo italiano enviou prontamente mais de 25 toneladas de equipamentos e itens de ajuda humanitária.
Em Canoas, Mattarella visitará as instalações do Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço com o ministro para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta e o governador do estado gaúcho, Eduardo Leite. O Centro é gerenciado pela OIM, Agência das Nações Unidas para as Migrações, e o encontro ocorrerá às 13h de terça-feira (16/7). A visita será guiada pelo chefe da OIM, o italiano Paolo Caputo. Sucessivamente o presidente encontrará em Porto Alegre os representantes da numerosa comunidade italiana presente no estado que abriga 120 mil cidadãos italianos. Estima-se que aproximadamente mais de 4,5 milhões de gaúchos possuam descendência italiana, correspondendo a 40% da população total.
Em 2025 o Rio Grande do Sul comemorará os 150 anos da imigração italiana, uma ocasião para estreitar ainda mais os históricos laços com a Itália. A visita do chefe de Estado representa uma oportunidade para reiterar a extraordinária proximidade da Itália com o Brasil e em Porto Alegre será acompanhada pelo Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, e pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
Biografia
Originário de Palermo, na Sicília, Sergio Mattarella (82 anos), é o décimo-segundo presidente da República italiana. Irmão de Piersanti Mattarella — histórico líder político assassinado pela máfia em 1980 — representa a unidade da nação e exerce o cargo institucional mais alto do Estado. Em 2022 o Parlamento italiano reelegeu Mattarella pelo segundo mandato presidencial de sete anos.
Serviço à imprensa
Os jornalistas que desejarem registrar a visita deverão, obrigatoriamente, realizar credenciamento de toda a equipe, incluindo motorista e auxiliares (instruções abaixo). A cobertura se dará a partir de espaço específico que estará sinalizado no local. Não será permita movimentação fora dessa área.
O quê: visita do governador Eduardo Leite e do presidente da República Italiana, Sérgio Mattarella, ao Centro Recomeço
Quando: terça-feira (16/7), às 13h
Onde: avenida Guilherme Schell, 10.470 – Canoas
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves