A abertura da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil 2017) reuniu, em Bento Gonçalves, os principais players da cadeia moveleira, além do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o presidente da Apex-Brasil, Embaixador Roberto Jaguaribe.
Seu pronunciamento, aguardado por fabricantes de insumos para a cadeia moveleira e também de móveis, propriamente, enfatizou e baixa participação do Brasil no mercado internacional. Segundo ele, a participação do país no comércio externo global desses produtos é de apenas 0,4% – o que, segundo ele, é incompatível com sua dimensão e possibilidades.
O presidente da Apex-Brasil garantiu que a entidade está atenta aos desafios para incrementar as exportações no setor, como o avanço das economias emergentes nos mercados tradicionalmente explorados pela indústria moveleira do Brasil, a exemplo de Índia e Turquia, que ampliam a concorrência internacional até então liderada pela China. Além disso, o Embaixador admitiu a influência do custo Brasil, mas disse confiar nos atributos de competitividade do setor. “Além da capacidade produtiva e diversidade de produção, o setor moveleiro nacional ainda tem uma boa relação custo/benefício no cenário internacional se comparado a produtos europeus e americanos”, destaca Roberto Jaguaribe.
O presidente da Apex-Brasil garantiu o apoio da agência à internacionalização do setor moveleiro nacional, amparado por ações do Sindmóveis, Movergs e Abimóvel no sentido de sensibilizar o empresário para a importância da presença no mercado externo. “Em termos de imagem, nossa estratégia no mercado internacional deve contemplar ações que promovam uma mudança na percepção internacional sobre a indústria brasileira de móveis, de seguidora para lançadora de tendências”, conclui.
A Fimma Brasil 2017, promovida pela Movergs, é a quinta maior feira de máquinas e insumos para a indústria moveleira. O Sindmóveis participa com estande no hall do pavilhão A, onde apresenta seus projetos, e também apoiando o Projeto Comprador, que vai promover rodadas de negócios entre fornecedores de insumos e 50 importadores convidados. A Fimma Brasil segue até o dia 31 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Fonte: Sindmóveis / Assessoria de Imprensa
Foto: Felipe Machado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves