Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (23/01), no Palácio Piratini, o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, formalizou convite ao governador Eduardo Leite para participar da tradicional Assembleia de Verão da entidade. Esse ano, o encontro de prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais vai acontecer entre os dias 20 e 22 de fevereiro em Torres.
Durante a edição número 23 do evento, o governo do Estado deverá ocupar espaço para tratar do tema da saúde, uma das principais preocupações dos gestores municipais atualmente. O executivo estadual também deverá abordar a nova estrutura do Estado para atender as demandas dos municípios, a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios.
“Queremos que seja um espaço não só de atenção, mas de apoio a estruturação de projetos para prefeituras e um espaço para pensar articulação regional para atender as necessidades dos municípios”, disse o governador. Cettolin saudou a inciativa afirmando que “é disso que os municípios precisam, articulação e apoio para sanar seus principais problemas”, disse.
O presidente da entidade aproveitou a oportunidade para entregar dois documentos ao governador, solicitando providências para sanar as dívidas do executivo com os municípios. Um deles, pede a regularização dos repasses para a saúde, que já somam cerca de R$ 650 milhões –montante que não considera repasses atrasados para hospitais. O governador reconheceu que principal necessidade dos municípios é a previsibilidade dos pagamentos.
A terceira pauta da audiência foi o encontro de contas (débitos e créditos) entre Estado e municípios, prevista no decreto 54.146/2018. A Famurs sugeriu ao governo a reedição da medida, promovendo alterações que viabilizem a adesão dos municípios ao mecanismo que facilita o acerto de contas entre os entes federados.
Fonte: Famurs
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor