Neste ano, a Diocese de Caxias comemora os 70 anos da devoção à Nossa Senhora, manifestada na tradição da oração, em família, através da visita mensal da capelinha. No dia 12 de outubro, durante a 38ª edição do Encontro Diocesano de Zeladoras(es) de Capelinha será celebrada a data com o tema: “Capelinhas de Nossa Senhora: 70 anos de devoção e compromisso com as vocações”. O evento inicia às 09h, no Seminário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Todas as zeladoras e zeladores de capelinha da Diocese estão convidadas(os).
A capelinha da visita domiciliar
A ideia dessa devoção foi trazida de Curitiba por Dona Clélia Spinato Manfro e teve aprovação do Bispo Dom José Barea. Em 1948, no dia 08 de agosto, foi dada a bênção à primeira capelinha pelo Padre Ernesto Brandalise, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, após uma reunião das zeladoras do Apostolado da Oração. Em seguida, todas acompanharam a Capelinha até a casa de Dona Miloca Rosa, que ficou com a mesma por 24 horas, passando-a depois, à seguinte associada e, assim, sucessivamente até o dia 30 do mesmo mês.
A fundamentação desta modalidade de vocação mariana é que, como a Mãe de Jesus visitou sua parenta Santa Isabel (Cf. Lc 1,39-56), Maria visita as famílias.
A devoção foi muito bem aceita não somente pelas zeladoras, mas, também, pelas famílias que faziam questão de receber em suas casas, mensalmente, a visita da Capelinha.
Com o passar dos anos, essa prática se estendeu a todas as Paróquias da Diocese de Caxias do Sul. Os principais objetivos dessa importante ação pastoral são: a promoção de uma autêntica devoção mariana, a integração entre as famílias e a oração e ajuda material às vocações sacerdotais.
Fonte: Diocece Caxias
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves