Estão abertas, até o dia 17 de fevereiro, as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Sesc de Literatura. A iniciativa tem a finalidade de estimular à produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado. O processo seletivo é realizado no site www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc/inscricao, dividido em duas categorias: Romance e Conto.
Em 2016, a premiação recebeu ao todo 1.503 inscritos e os livros vencedores foram: o romance “Céus e Terra”, do baiano Franklin Carvalho; e na categoria Conto com “Receita Para Se Fazer Um Monstro”, do pernambucano de 38 anos, Mário Rodrigues. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação, que também será virtual. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site www.sesc.com.br/premiosesc.
Para participar, os candidatos devem ter um livro inédito de romance ou contos para submeter à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Podem concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita na categoria romance e não serão aceitas inscrições de obras póstumas. A cada ano, são selecionados dois autores inéditos nas categorias Conto e Romance. Cada vencedor assina contrato de publicação com a editora Record, que será responsável pela distribuição comercial das obras com tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Além disso, os vencedores participam por um ano de programações culturais do Sesc em todo o Brasil.
Sobre o Sesc – O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, segundo a RAIS 2014, que aponta também a presença de 569 mil empresas no setor. Toda essa movimentação de trabalho e renda responde atualmente por 51% do PIB do Estado. Para todos esses trabalhadores e empresários, o Serviço Social do Comércio desenvolve há 70 anos um trabalho focado no estímulo ao bem-estar social. Ações de saúde, cultura, esporte, lazer, ação social, educação e turismo são desenvolvidas pela Instituição nos 497 municípios gaúchos. Desta forma, o Sesc/RS desempenha desde 1946 o papel social, assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Outras informações pelo www.sesc-rs.com.br.
Fonte: Sesc
Ruas de Lazer acontece neste domingo com apresentação de capoeira
Cidadania em pauta no II Encontro da Comunidade Italiana do Estado
Camerata Presto leva As Quatro Estações para Bento Gonçalves