Prêmio Inovação em Saúde pública é realizado em Bento

A premiação será concedida às boas práticas desenvolvidas, pelos colaboradores da Secretaria da Saúde

Foi realizada na sexta-feira (15), na Fundação Casa das Artes,  a primeira edição do Prêmio Inovação em Saúde Pública. A premiação será concedida às boas práticas desenvolvidas, pelos colaboradores da Secretaria da Saúde (SMS), para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem sucedidas, inovadoras e replicáveis, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais nas mais diversas áreas.
Considera-se inovação em saúde pública os projetos que apresentarem criatividade, aplicabilidade e replicabilidade, impacto social, aprimoramento, continuidade, eficiência e sustentabilidade sem causar grandes impactos financeiros.
O Secretário de Saúde Gilberto Junior destacou que “hoje estamos falando de inovação para os atendimentos. A premiação foi pensada para reconhecer o trabalho de nossos profissionais e também de que forma poderiam contribuir com a saúde pública do município. A premiação analisa as características como justificativa, recurso previsto, abrangência, impacto social, inovação, eficiência. Estamos muito orgulhosos de todos que participaram”.
O Deputado Estadual Guilherme Pasin enalteceu a premiação. “Essa cidade há anos vem recebendo prêmios como a melhor saúde pública do estado do Rio Grande do Sul nos municípios acima dos 100 mil habitantes. Quero parabenizar todos vocês que proporcionam o melhor atendimento para a população. Levem essa premiação como estímulo, para promover formas de enxergar o processo para a comunidade de Bento Gonçalves, de atribuir recurso público para a saúde. Parabéns pelo trabalho e pelos projetos”, disse.
O Prefeito Diogo Siqueira destacou que “a nossa saúde pública é de qualidade. É um trabalho de anos que está sendo executado. Temos profissionais qualificados e estamos apresentando novos espaços como a nova sede do Samu, recentemente entregue, o nosso Hospital Público em andamento, ampliação do atendimento nas unidades e as iniciativas de inovação contribuem para aprimorar ainda mais esse serviço. Muito obrigado pelo trabalho de todos, e por esse compromisso com a saúde”.
Os três finalistas apresentaram os projetos a banca composta pelo Deputado Estadual Guilherme Pasin; Presidente do CIC Marijane Paese; superintendente do Hospital Tacchini Hilton Mancio; presidente do Conselho Municipal de Saúde Doraci Mazzolini, Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo; Secretário adjunto de Finanças Bernardo Zanetti; Secretário de Administração Matheus Barbosa; e representando a UCS Justina Justina Inês Fronza Brigoni.

A iniciativa vencedora foi da Regulação Médica, que apresentou a “Otimização dos processos de saúde relacionados à especialidade médica da Ortopedia na Atenção Primária em Saúde”. O projeto foi desenvolvido pelos profissionais: Daiane Piuco, Daniel Francio, Júlia Oliari Franco e Pedro Augusto C. Ambrosi. Hoje os encaminhamentos para ortopedia são responsáveis por cerca de 25% do total de encaminhamentos na Saúde.

Para a biomédica e coordenadora do Setor de Regularização Ambulatorial, Daiane Piuco, “o prêmio significa muito mais para a população, para todas as equipes, porque ele é o resultado de todo o trabalho que a gente vem construindo ao longo dos anos. Conquistar esse prêmio motiva a todos também a equipe do serviço e para nós honra participar do 1º Prêmio. Já conseguimos reduzir as filas para encaminhamento dessa especialidade e conseguir dar o atendimento para todos os pacientes que precisam. Tínhamos uma fila de espera entre 2 a 3 mil a primeira consulta na Ortopedia e hoje somente temos pacientes aguardando o retorno para essa especialidade”, finalizou.
O 2º lugar ficou com os Protocolos de Atendimento e sua importância nos serviços de urgência e emergência visando a padronização, aperfeiçoamento e redução de custos; e o 3º lugar para o Melhor em Casa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José M. Estefanon
error: Conteúdo Protegido