O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Bento Gonçalves (COMSEA), órgão vinculado a Secretaria de Habitação e Assistência Social, em parceria como Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus de Bento Gonçalves, realiza nesta terça-feira, 16, uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, com distribuição de material informativo na Via Del Vino e na Feira Ecológica.
O objetivo é incentivar o consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que são espécies que possuem uma ou mais partes comestíveis – folha, frutos, caules, sementes, flores -, sendo elas espontâneas (chamadas de inços, ervas daninhas) ou cultivadas (que não estão incluídas na nossa alimentação do dia a dia).
Na Região Sul, as PANCs mais encontradas são: Capuchinha (Tropaeolum majus), língua de vaca (Rumex sp), Dente de Leão (Taraxacum officinale), Tansagem (Plantago major), Camélia (Camellia japonica), Amor-perfeito (Viola x wittrockiana Gams) e Pulmonária (Stachys sp).
Essas plantas são nutritivas e fonte de vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Além disso, são úteis para diversificação dos cardápios e dos nutrientes ingeridos e complementar a alimentação de forma econômica.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), comemora o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro. Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. Esses eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves