As empresas de reciclagem são responsáveis por encaminhar o que boa parte da população separa em casa. Bento Gonçalves hoje conta com nove recicladoras, que abrigam 81 funcionários. Elas recebem subsídios da Prefeitura. Somados os valores pagos a todas as associações, este ano o município vai investir R$ 503.630,52 mil.
Com o objetivo de valorizar ainda mais as associações, o prefeito Guilherme Pasin assinou os aditamentos de contratos 2020 nesta sexta-feira, 10. O novo aditivo já está em vigor e terá vigência por um ano. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o valor teve um reajuste de 7,3%, conforme o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).
Bento Gonçalves aumentou em 10,5% a quantidade de resíduo potencialmente reciclado, nos últimos seis anos. Hoje a porcentagem está em cerca de 24%. O resultado deve-se a política pública municipal de incentivo a reciclagem e de educação ambiental.
“Nossa meta é chegar a 30%. Não temos dúvidas de que as associações contribuem muito para esse avanço, mas também são importantes para a preservação do meio ambiente, inclusão social e para geração de renda”, destacou Pasin.
Assinaram nesta manhã a Cooperativa de Recicladores de Bento Gonçalves – CRBG, Associação de Recicladores Pinheiros, Associação dos Recicladores Ouro Verde, Associação dos Recicladores São Roque, Associação dos Recicladores da Capital do Vinho, Associação de Recicladores J.S.A. e a Associação de Recicladores Universitário. As associações Progresso e Jardim Glória assinaram no último dia 2.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Franciele Gonçalves
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família