A Secretaria da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves informa à população que não há surto de meningite no Município. No dia 22 de abril, foram confirmados três casos de doença meningogócica relacionados à mesma cadeia de transmissão, sendo dois homens (19 e 14 anos) e uma mulher (19 anos). Foram realizadas todas as medidas de controle pertinentes, como quimioprofilaxia e monitoramento dos contatos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença.
O adolescente de 14 anos foi internado e já recebeu alta; o homem de 19 anos encontra-se internado, recebendo os cuidados médicos para a doença; a mulher foi internada e evoluiu para óbito no dia 19. Lamentamos o caso e nos solidarizamos com os familiares.
Os técnicos da Vigilância Epidemiológica iniciaram as medidas de investigação, monitoramento e de profilaxia dos contatos dos doentes. Os doentes não tiveram contato direto entre si, mas com outros indivíduos que frequentam o mesmo círculo de trabalho. Até 29/04/2025, não houve notificação de outros casos de doença meningocócica. A meningite tem como agente causador a neisseria meningitidis do grupo B. O diagnóstico é laboratorial. A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde, meningo C e ACWY para crianças e adolescentes conforme PNI.
Formas de prevenção: A lavagem das mãos com água e sabão pode ajudar a evitar a transmissão de muitos vírus e bactérias que causam a meningite.
– Também recomenda-se evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres, a fim de evitar a contaminação com os microrganismos.
– Pessoas que têm contato íntimo com um doente de meningite causada pela Neisseria meningitidis ou pelo Haemophilus influenzae tipo b necessitam receber um antibiótico para prevenção da doença.
– Procurar atendimento médico em unidades básicas de saúde um serviço de urgência 24 horas na presença de sinais e de sintomas sugestivos da meningite.
– Não é necessário fechar escolas ou creches quando ocorre um caso de meningite entre os alunos.
– Vacinar-se contra os agentes que causam a meningite contribuiu para prevenir a doença e evitar a ocorrência de surtos comunitários.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação