Prefeitura informa que não há surto de meningite em Bento Gonçalves

A Secretaria da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves informa à população que não há surto de meningite no Município. No dia 22 de abril, foram confirmados três casos de doença meningogócica relacionados à mesma cadeia de transmissão, sendo dois homens (19 e 14 anos) e uma mulher (19 anos). Foram realizadas todas as medidas de controle pertinentes, como quimioprofilaxia e monitoramento dos contatos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença.
O adolescente de 14 anos foi internado e já recebeu alta; o homem de 19 anos encontra-se internado, recebendo os cuidados médicos para a doença; a mulher foi internada e evoluiu para óbito no dia 19. Lamentamos o caso e nos solidarizamos com os familiares.
Os técnicos da Vigilância Epidemiológica iniciaram as medidas de investigação, monitoramento e de profilaxia dos contatos dos doentes. Os doentes não tiveram contato direto entre si, mas com outros indivíduos que frequentam o mesmo círculo de trabalho. Até 29/04/2025, não houve notificação de outros casos de doença meningocócica. A meningite tem como agente causador a neisseria meningitidis do grupo B. O diagnóstico é laboratorial. A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde, meningo C e ACWY para crianças e adolescentes conforme PNI.
Formas de prevenção: A lavagem das mãos com água e sabão pode ajudar a evitar a transmissão de muitos vírus e bactérias que causam a meningite.
– Também recomenda-se evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres, a fim de evitar a contaminação com os microrganismos.
– Pessoas que têm contato íntimo com um doente de meningite causada pela Neisseria meningitidis ou pelo Haemophilus influenzae tipo b necessitam receber um antibiótico para prevenção da doença.
– Procurar atendimento médico em unidades básicas de saúde um serviço de urgência 24 horas na presença de sinais e de sintomas sugestivos da meningite.
– Não é necessário fechar escolas ou creches quando ocorre um caso de meningite entre os alunos.
– Vacinar-se contra os agentes que causam a meningite contribuiu para prevenir a doença e evitar a ocorrência de surtos comunitários.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
error: Conteúdo Protegido