A Prefeitura de Carlos Barbosa em parceria com os Bombeiros Voluntários alertam para o perigo das queimadas durante este período do ano que é quente e seco. Além de ser considerado crime ambiental e passível de multa, as queimadas podem trazer inúmeros riscos a saúde, provocando doenças respiratórias e danos severos ao meio ambiente.
O calor do fogo das queimadas elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela absorção de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica. Além disso, também provoca a redução da fertilidade e diminui a capacidade de infiltração de água no solo, provocando o ressecamento. A fumaça altera a qualidade do ar, provocando sérios danos a saúde além de prejudicar a visibilidade nas rodovias, podendo provocar acidentes de trânsito.
A Lei 9.605/98 Art. 41 enfatiza que, a pessoa que provocar incêndio em mata ou floresta está sujeita a detenção e pagamento de multa.
Segundo previsões de institutos de meteorologia, teremos um verão quente e com pouca chuva, o que eleva a probabilidade de incêndios em vegetações. Portanto, mesmo com a intenção controlada, não ateie fogo em mato ou capim, isso pode sair do controle e causar grandes estragos.
Os Bombeiros Voluntários informam os números com relação aos incêndios florestais e incêndios em lixo deste ano de 2021, que totalizaram em 27.
Janeiro – 03
Fevereiro – 01
Março – 0
Abril – 02
Maio – 01
Junho – 0
Julho – 07
Agosto – 01
Setembro – 0
Outubro – 03
Novembro – 0
Dezembro (até dia 23/12/2021) – 09
Em comparação ao ano de 2020, o número ficou bem abaixo.
2020 – 77 incêndios
2021 – 27 incêndios
Mais informações com os Bombeiros Voluntários pelo fone 193 ou (54) 3461-1213.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Carlos Barbosa
Curso de Design da UCS Bento se posiciona como o melhor da Serra
Empresas têm até esta sexta-feira, 29, para pagar o décimo terceiro salário
Secretaria de Mobilidade Urbana realiza segunda etapa de remoção de fios inutilizados na Avenida São Roque, em Bento