O trabalho de ampliação da testagem da população detectou mais um importante foco de contaminação do coronavírus em São Leopoldo; 14 casos foram confirmados na manhã desta sexta-feira (1) de moradores da cidade que trabalham em dois frigoríficos de Garibaldi, na Serra Gaúcha.
Mais de 100 leopoldenses trabalham nas duas empresas e todos estão sendo contatados para a realização de exame. Duas equipes da Secretaria da Saúde estão trabalhando nesta sexta-feira contatando os trabalhadores, agendando e realizando os exames . Com a apuração, até o momento são 72 casos confirmados. O dado aponta que dos 72 casos positivos, 26 deles, 36% , tem como fonte de contaminação o local de trabalho fora de São Leopoldo.
Preocupada com a situação, a Prefeitura tomará medidas enérgicas. O prefeito Ary Vanazzi determinou duas medidas imediatas; um alerta urgente para a Prefeitura de Garibaldi com relação ao surto no empreendimento, solicitando providências e também a formalização ao Ministério Público do Trabalho para averiguação das condições sanitárias e epidemiológica dos empregados.
“Este caso é gravíssimo, precisamos denunciar isso. Aqui estamos testando muito a nossa população, nossa média é de 220 testes por 100 mil habitantes, enquanto o país realiza 50 testes por 100 mil habitantes, isso representa 350% a mais que a média nacional, vamos buscar as medidas urgentes para proteger a nossa população, estamos tratando com toda a seriedade esse tema”, afirmou o Prefeito Ary Vanazzi.
O aumento também se deve ao número de testagem que a Secretaria da Saúde vem aplicando na população como medida definida da prefeitura de São Leopoldo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, as ações dão conta de um processo de rastreabilidade dos casos e busca-ativa entre os casos positivos.
Para o secretário de Saúde ,Ricardo Charão, a população precisa entender a gravidade da situação “Tratamos a situação do coronavírus com muita seriedade e com ações efetivas. Quanto mais testes são realizados, mais informações teremos em mãos para agir”, destacou Charão.
Texto: Jornalistas Romeu Finato Mtb 12042 e Valentin Thomaz Mtb 19048
Fonte: Prefeitura de São Leopoldo
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS