Programa Garibaldi Mais Água auxiliará agricultores familiares facilitando o acesso ao recurso e prevenindo efeitos de estiagens
A água é essencial para a atividade rural, garantindo o desenvolvimento adequado da produção, além de contribuir com a segurança alimentar e a geração de empregos. A disponibilidade desse recurso, no entanto, fica em risco em caso de secas, como a que ocorreu no último verão.
A Prefeitura de Garibaldi, em parceria com a EMATER, lançou, nesta quinta-feira (28), na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, o programa Garibaldi Mais Água, no intuito de incentivar o uso sustentável da água e promover a irrigação entre os agricultores familiares. A iniciativa, proposta pelo Executivo, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e, a partir de agora, torna-se lei no município.
O projeto atenderá todos os produtores que se enquadrem nos requisitos da legislação, disponibilizando a cada agricultor até 11 horas/máquina. Uma escavadeira hidráulica fará a abertura de reservatórios de água, limpeza e ampliação dos já existentes, bem como escavação de valas para colocação da tubulação para irrigação.
Além disso, também serão selecionados dez agricultores pela EMATER, que receberão 20 horas/máquina para implantação do sistema de irrigação. Estas participarão de projeto municipal de implantação de 10 Unidades de Referência Técnica para Viticultura e Olericultura, após sua aprovação na iniciativa e cadastramento pela entidade junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.
“Esse é um avanço muito importante para nosso interior. Queremos garantir que nossos agricultores tenham sistemas qualificados de irrigação, aumentando sua produtividade, evitando efeitos das secas e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do município”, celebra o prefeito Sergio Chesini.
Em breve, os produtores poderão fazer sua solicitação junto à Secretaria de Agricultura. Para tanto, deverão apresentar documentos de identidade, inscrição de talão de produtor rural, solicitação dos serviços, comprovação de que é proprietário ou arrendatário das terras e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (54) 3462-8222 e (54) 3462-8213.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Bruno Milan – Prefeitura de Garibaldi
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana