Através do programa de incentivo e subsídio aos agricultores, instituído pelo decreto n° 3.385/17, o qual atende as três cadeias produtivas – avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, mais um agricultor cotiporanense foi beneficiado com 80% de subsídio do serviço.
Na última semana, o Prefeito Municipal José Carlos Breda, Secretário de Agricultura Douglas Penso e a Chefe do Escritório da Emater Jéssica Zalamena estiveram na propriedade de Ivo Peruzzo, localizada na Comunidade de São João, acompanhando o trabalho realizado pela família na integração de suínos.
O cotiporanense Ivo Peruzzo e seu filho Marcos Peruzzo possuem três alojamentos com 1.500 suínos. Os leitões chegam na propriedade pesando em média 25 quilos e saem pesando mais de 100 quilos.
Para a construção dos dois útlimos galpões, o subsídio contemplou serviços de terraplanagem, transporte de brita e areia, melhorias e britagem do acesso ao local.
Segundo o Prefeito Breda e o Secretário Douglas, o programa incentiva o trabalho agrícola e estimula o crescimento das propriedades, bem como do município. Ainda, ressaltam a importância do subsídio para que os cotiporanenses possam inovar e trabalhar com qualidade e facilidade.
O agricultor pode usufruir do benefício desde que, no prazo de três anos, o valor seja restituído aos cofres públicos através da geração de ICMS.
Prefeito Breda visita propriedade da grande campeã Jersey da 14ª TecnoClara
Durante a 14ª TecnoClara – Exposição Santa Clara de Gado Leiteiro, Máquinas Agrícolas e Produtos, realizada durante a 7ª ExpoParaí, 38 criadores e 169 animais da raças Jersey e Holandesa foram expostos.
No dia 5 de julho, foi realizado o julgamento da Raça Jersey, onde foram premiadas como Grande Campeã (1º lugar) e Reservada (2º lugar), os animais do produtor Paulo Zanette, de Cotiporã. Na categoria Gado Jovem Raça Jersey, o 2º lugar também foi conquistado por uma vaca da propriedade cotiporanense. Como forma de valorização pelas conquistas, o Prefeito Municipal José Carlos Breda, Secretário de Agricultura Douglas Penso e a Chefe do Escritório da EMATER Jéssica Zalamena visitaram a propriedade da família Zanette.
Conforme o produtor Paulo, os animais são julgados por diversos quesitos, desde a genética, pescoço, paleta, ubre e outros. O Juiz Oficial da Tecnoclara José Ernesto Ferreira descreveu a Campeã da raça Jersey como uma das vacas mais perfeitas já julgadas na feira, por possuir equilíbrio, força, qualidade leiteira, bons aprumos e outras características.
Paulo Zanette afirmou que já são quatro anos consecutivos que a família recebe grandes premiações no evento e que esse é o resultado de um trabalho feito com a união da família e cuidado pelo animais.
Além do produtor Paulo, o cotiporanense Tiago Pitol Frizon esteve expondo seu rebanho na feira, conquistando mais de 10 prêmios do segundo ao sexto lugar em outras categorias.
O Prefeito Breda parabenizou os cotiporanenses, afirmando que essas conquistas são privilégios para Cotiporã e motivo de muito orgulho para o município. Ainda, reafirmou a parceria da Administração Municipal com os produtores do município.
Fonte: Prefeitura Cotiporã
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes