Prefeitura de Bento vai decretar situação de emergência em função da cheia do Rio das Antas

A Prefeitura de Bento Gonçalves está realizando o levantamento de dados para Decretar Situação de Emergência devido à cheia do Rio das Antas, registrada, nesta segunda-feira (04). As equipes seguem auxiliando às famílias atingidas nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty.

Ontem, por volta das 13h, o nível do Rio começou a subir, tapando rapidamente estradas, casas e galpões.

Na Linha Alcântara, praticamente toda a comunidade foi atingida. A Prefeitura realizou uma força tarefa com as equipes das Secretarias para auxiliar as famílias mais próximas da costa do Rio para retirada de móveis, levados para o Ginásio da Comunidade.

Um morador foi encaminhado para a Casa de Passagem, cerca de 20 famílias se deslocaram para a casa de familiares e três famílias dormiram no Ginásio da Comunidade. Conforme dados preliminares da Defesa Civil, mais de 40 casas foram levadas pelo Rio e o número de residências atingidas é ainda maior.

Nesta terça-feira (05), as equipes auxiliam na limpeza das casas e desobstrução de vias.

Em Tuiuty também foi realizado o trabalho para desobstrução de vias e atendimento às famílias no Passo Velho, Linha Buratti, São João Nepomuceno, Pedra Lisa e outros.

O Prefeito Diogo Siqueira destacou que “após uma noite muito difícil para todos, agora o momento é de reestruturação e para buscar auxiliar a todos. Já contatamos o Governo Federal, conversamos com o Governador e o Deputado Pasin para unir esforços pela nossa região”.

As equipes da Secretaria da Saúde e Assistência também estiveram no local. O Departamento do Bem-Estar Animal estará contatando às famílias para verificar a necessidade de atendimento dos animais. Regiões da Linha Colussi e Santa Bárbara também foram severamente afetadas

Barragem

Nesta terça-feira (05), o Prefeito Diogo Siqueira realizou uma reunião online com a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), proprietária das usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, para verificar informações sobre a vazão da água e cobrar a melhoria do sistema de informação da população.

Conforme a Companhia, a vazão registrada no Rio das Antas, nesta segunda-feira (4), foi a maior desde a construção das barragens, em 2004, chegando a 4.008,5 m³/s.

Doações

Foi iniciada uma campanha de arrecadação para as famílias, onde podem ser doados: móveis, camas, colchões, produtos de limpeza, roupas de cama, ração para os animais, além de alimentos.

Os pontos de coleta são na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Osvaldo Aranha, e na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, no Complexo Administrativo-Rua 10 de novembro, 190, Cidade Alta.

Para mais informações e recolhimento de doações entre em contato pelos números (54) 3055.7337.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

Fotos: Unidade Móvel da Rádio Difusora

 

 

error: Conteúdo Protegido