A Prefeitura de Bento Gonçalves através das secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Econômico, iniciou em novembro do último ano um trabalho de busca ativa dos beneficiários do programa Bolsa Família. A ação tem por objetivo realizar verificação cadastral e oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Ao longo deste período, já foram realizadas 403 buscas. Destas, ao menos 109 pessoas já constam com o benefício cancelado. Outros 294 estão com o benefício bloqueado, considerado um estágio intermediário.
Os cidadãos que se encontram com o benefício bloqueado devem passar por processos de revisão para confirmação dos critérios da família, podendo haver ou não retorno ao programa.
Nesta quinta-feira (23), as equipes deram prosseguimento com ações no bairro Eucaliptos, realizando buscas em 62 endereços, para proceder à revisão cadastral. Destas, 41 não foram localizadas no domicílio no momento da visita ou foram identificadas divergências na composição familiar.
A coordenadora do Cadastro Único Adriane Lazzarotto explica que “o programa Bolsa Família tem um papel fundamental junto às famílias em situação de pobreza, especialmente no que refere às condicionalidades, que mantém crianças e adolescentes na escola e em acompanhamento pela Saúde. A busca ativa propicia aproximação, melhor reconhecendo seu atual contexto e possíveis vulnerabilidades e necessidade de vinculação a outros serviços”.
Ainda conforme a coordenadora “a ação complementar que construiu um fluxo de facilitação de acesso ao mercado formal de trabalho vem tomando amplitude e maior adesão por parte dos adultos, que são os provedores destas famílias. Do ponto de vista socioeconômico, com uma maior aproximação das famílias e alavancagem na atualização cadastral, o Cadastro Único cumpre seu papel de qualificar as informações do banco de dados que justificam a manutenção do benefício”.
O secretário da Sedes Eduardo Virissimo destacou que “é um trabalho importante e que terá a continuidade até alcançar a totalidade dos beneficiários. Dando oportunidades para essas famílias e mantendo no programa quem realmente necessita”, disse.
O Prefeito Diogo Siqueira comenta que “estamos ofertando emprego para essas pessoas, para que saiam da dependência do Bolsa Família, tendo assim a sua independência. O emprego é o melhor programa de assistência social, e estamos fortificando isso. Existem ofertas de emprego para todos, por isso vamos fazer de tudo para que a população consiga seu trabalho e desta forma a economia consiga crescer também”.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Operação Varejo Legal vai concluir visitas a cinco mil estabelecimentos de 147 cidades gaúchas nos próximos dias
Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro
Estado anuncia municípios contemplados pelo programa de desassoreamento nesta quarta-feira, dia 29